Quem desconhece a importância de se ter bons materiais em mãos está perdendo boas chances de conseguir uma aprovação rápida em concursos públicos, seja ou não de engenharia.
Mesmo que você esteja com uma boa organização nos estudos, se não tiver um bom material você deve levar muito mais tempo para conseguir ser aprovado.
Muitas vezes isso é o que ocorre com aquele concurseiro disciplinado, que todo mundo aposta em sua aprovação, mas que demora anos para conseguir no final das contas.
Vamos fazer uma analogia…
Imagine um excelente corredor de Fórmula 1 que não possui um bom carro.
Mesmo com todos os atributos pessoais positivos e favoráveis, sua ferramenta não o ajuda e dificilmente este piloto conseguirá ser mais rápido e alcançar uma boa posição.
O mesmo vale para concursos públicos.
Se sua ferramenta não te ajuda você vai ficar para trás!
Na Fórmula 1, 2 segundos é uma diferença gritante entre um competidor e outro que disputa a mesma posição. Na preparação para um concurso, 2 dias a mais que você necessitou gastar com determinado assunto (devido a um material não muito bom) pode te deixar abaixo da nota de corte.
Há quem diga, inclusive, que a ferramenta é mais importante que o método.
Independente de você concordar ou não com a afirmação acima, tenha em mente a grande importância que um bom material tem para quem está disposto a atingir bons resultados.
Por isso, é muito importante saber como escolher as ferramentas para seu concurso.
Até porque muitas vezes somos um concurseiro sem dinheiro, então não podemos nos dar ao luxo de desperdiça-lo comprando um material de péssima qualidade e que em nada vai nos ajudar.
Vamos nos aprofundar um pouco mais…
Livros Acadêmicos x Livros para Concurso
Primeiramente, vamos definir o que seria um material perfeito para um estudante de concurso público:
- O material perfeito é aquele que te fornece o mínimo de informações necessárias para que você aprenda exatamente aquilo que você necessita saber para a prova do seu concurso.
Obviamente, este material não existe. O que devemos buscar é algo que se aproxime o máximo disso.
Por esta razão que na maioria das vezes é aconselhável que se utilize livros/apostilas voltados para concurso público, e não livros acadêmicos.
Livros acadêmicos tendem a se aprofundar mais que o necessário para explicar conceitos, fórmulas ou teorias. Além disso, contém diversas informações que podem não ser cobradas pela sua banca examinadora.
Precisamos receber informação racionalizada, enxuta; de forma que seja rápido de ser assimilada para assim ganharmos tempo.
É um erro comum entre concurseiros estudarem apenas por livros acadêmicos. Estes estudantes entendem que estudando por estes livros irão dominar todo o assunto e não terão problemas na hora da prova.
No entanto, o que estes concurseiros estão fazendo é perder tempo com trechos desnecessários e adiar sua aprovação.
Para ser aprovado, você só precisa saber aquilo que é cobrado em seu concurso, nada mais. Aí está o segredo! Se preocupar com qualquer coisa além disso pode retardar sua aprovação. Ela pode até ocorrer, mas vai demorar.
Por isso, dê preferência a livros voltados para concursos públicos. Se possível, voltado para o seu concurso!
Um bom material pode ser a diferença entre uma aprovação em meses para uma aprovação em anos. Utilize materiais acadêmicos apenas como consulta para sanar algumas dúvidas que vierem a surgir.
Se você é engenheiro civil esse artigo pode te ajudar demais: Livros de Engenharia Civil para Concursos – Melhores Recomendações
Experiência própria
Durante minha preparação para concursos encontrei um excelente livro voltado para concursos de engenharia civil que com certeza foi definitivo para minha aprovação.
Seu conceito era simples: um livro com centenas de questões objetivas formuladas pelo próprio autor (baseado em vários concursos públicos) onde ele não só mostrava as respostas, como também explicava cada uma delas, além de mostrar o erro dos outros itens.
Logo de cara achei o livro fenomenal. (revelo qual foi mais abaixo)
Ele era tão compacto e objetivo que foi possível estudar diversas disciplinas num curto período de tempo e ainda obter conhecimento suficiente para ser aprovado no meu concurso.
Quando chegou o grande momento da prova tive a feliz surpresa de encontrar diversas questões cobrando informações que eu havia estudado através daquele material.
Considerei este livro tão importante para minha rápida aprovação que após sair o resultado fiz questão de enviar um e-mail de agradecimento para o autor.
O material se mostrou naquele momento quase tão importante quanto o método!
É esse tipo de material que você deve buscar.
Como não comprar uma fria
Se você é um concurseiro sem dinheiro você deve tomar esse cuidado…
Quando encontrar algum livro/apostila voltado para concursos ou para seu concurso especificamente procure por avaliações para não comprar uma armadilha. Há diversos materiais “meia-boca” por aí.
Converse com pessoas que tem o mesmo material que você pretende comprar, eles são um bom termômetro.
Pesquise sobre o autor. Ele é professor de cursinho? É concursado? Possui alguma experiência na área?
Verifique a data de impressão ou a última atualização do livro.
A depender do concurso e de sua área da engenharia, as provas podem ser recheadas de normas ou leis. Além disso, infelizmente, vários cargos de concursos de engenharia também cobram algumas matérias da área de direito.
Sendo assim, um material desatualizado certamente vai te tirar pontos preciosos (além de desperdiçar seu dinheiro)
Por isso, sempre esteja atento às atualizações!
Outro ponto muito importante de ser observado é se o material é bom para sua prova.
É possível que você ache algum livro ou apostila com inúmeras referências positivas, mas ele pode muito bem não ser útil para o que você precisa no momento, mas sim para a prova de outro cargo.
Caso o material possua um bom número de avaliações positivas, esteja atualizado, o autor seja gabaritado e ele seja útil para sua prova; não poupe em comprar. Este é um investimento que com certeza se pagará em pouco tempo.
Vejo vários concurseiros por aí com boas condições financeiras economizando em comprar bons materiais. Isto é um grande erro.
O tempo que você perde atrasando sua aprovação representa um custo infinitamente maior do que o que é cobrado por um livro, apostila ou até mesmo cursinho.
Investir em desenvolvimento pessoal é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer na vida. O dinheiro você “perde” no ato (ou você pode até parcelar), mas o conhecimento e a transformação estarão com você para sempre. Concorda?
Então, não seja tolo em economizar alguns reais por algo que vai antecipar a sua aprovação!
Se não for possível comprar, tudo bem.
Tente pegar o material emprestado, tire xerox de alguém que já tenha ou procure por ele em bibliotecas públicas.
Material que utilizei para estudar
Um dos emails que mais recebo é sobre o material que utilizei para estudar para concursos. Inclusive muita gente me pergunta diariamente qual é o material citado no tópico “experiência própria” deste artigo.
Por isso resolvi, muito tempo após ter escrito este post, adicionar esse trecho.
Pois bem, basicamente estudei apenas para o concurso da Petrobras e BR Distribuidora. Com o material utilizado para esses certames acabei sendo aprovado no concurso da Caixa Econômica Federal e classificado no da CHESF.
Certamente não vou me lembrar de 100% do material que utilizei durante minha preparação, mas vou citar aqueles que considerei mais importantes. Aproveite que isso é uma verdadeira mão na roda.
Vamos lá:
- Temas de Engenharia Civil [Questões Comentadas] 3º edição, Anísio Meneses: acho que dispensa comentários, já falei um pouco sobre ele acima. É um excelente livro. Atualmente está em sua 9º edição e conta com 601 questões;
- Coletânea de Questões de Concursos Públicos em Normas e Leis para Engenheiros Civis, Sandra Maria Ratton: um bom livro com aproximadamente 600 questões sobre normas e leis, como a NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), lei 8.666 (licitação), estatuto da cidade, etc. Possui alguns erros de gabarito, mas nada que comprometa o material;
- Normas técnicas: li diversas normas, pois percebi que os concursos da Petrobras as cobram corriqueiramente. Citarei aqui as principais (e que obrigatoriamente você deve estudar também) – NBR 6118 (projetos de estrutura de concreto – procedimento), NBR 5738 (procedimento para moldagem e cura de corpos de prova), NBR 12655 (concreto – preparo, controle e recebimento), NBR 14931 (execução de estruturas de concreto – procedimento), NBR 8800 (projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto de edifícios), NBR 6122 (projeto e execução de fundações), NBR 8160 (sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução), NBR 5626 (instalação predial de água fria), NBR 9050 (acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).
Vou revisar o meu material utilizado e em breve atualizo a lista de normas que utilizei. Por enquanto é isso aí, você já tem muita coisa para estudar! 🙂
ATUALIZAÇÃO, excelentes materiais que descobri posteriormente e recomendo:
- Cursos do Engemarinha, todas as engenharias (material que mais aprova engenheiros na Marinha em todo Brasil): falo detalhadamente sobre esse material nesse artigo – Review – Engemarinha é bom? [dentro da plataforma]
- Livros de engenharia civil para concursos: artigo onde indico alguns livros de qualidade reconhecida no mercado.
Conclusão
Na grande maioria dos casos de engenheiros concurseiros que conseguiram uma aprovação rápida eles tinham excelentes materiais em mãos.
Não estude com qualquer conteúdo que aparecer pela sua frente, e nem ache que seus livros da faculdade são a melhor opção. Muitas vezes eles podem atrasar sua aprovação te ensinando assuntos desnecessários para sua prova!
Livros acadêmicos são importantes para a formação da sua base ou para eventuais consultas quando as dúvidas persistirem.
Ao encontrar um material que esteja pensando em comprar, pesquise sobre o autor: ele é destaque no que se propõe? Tem boas referências? É concursado? Quais são os resultados que as pessoas que utilizaram seu produto tiveram? O material ensina o que eu preciso para minha prova?
As mesmas perguntas valem para cursinhos preparatórios.
Caso as respostas sejam positivas não poupe em comprar.
Saia desta lição com a convicção que uma boa ferramenta vai antecipar sua aprovação!
Por fim, você deve saber que buscar um bom material é apenas uma parcela do que você precisa para ser aprovado. A forma como você estudar, o método, é até mais importante.
E isso envolve não somente estudar horas e mais horas, mas também foco, gestão de emoção, disciplina, memorização, revisões, planejamento e muito mais.
Para ficar afiado nesses aspectos e aumentar expressivamente suas chances de aprovação eu te recomendo acessar esse artigo agora, nele eu falo sobre minha recomendação pessoal de material.
Atividades Propostas
Assim que você tiver um tempo livre (melhor ainda se fizer isso hoje mesmo) você vai:
#1 Entrar em fóruns e procurar tópicos sobre o seu concurso (FórumCW, Fórum Concurseiros, Super Concurseiros…) em edições passadas e atual, se estiver aberto;
#2 Procure por concurseiros mais experientes ou até mesmo concursados (muitos continuam participando de fóruns);
#3 Peça sugestões de excelentes materiais para a prova do concurso.
OBS: Se você conseguiu entrar em contato com vários concursados, dê preferência a aqueles que conseguiram passar rapidamente, ao invés dos que alcançaram as primeiras posições (melhor ainda se for os dois). Existem muitos concursados que levaram anos para conseguir ser aprovados porque fizeram isso na “raça”, sem utilizar bons materiais ou estudar de forma organizada e planejada. Use como exemplo aqueles que tiveram aprovações rápidas, pois são eles quem pode te dar as melhores dicas.
Com estas três simples ações (que podem ser realizadas em um dia) você vai sair com ótimas referências para se preparar.
Concurseiros tendem a se ajudar. Tanto os que ainda estão na luta quanto os que já partiram dessa para outra (os concursados).
Tire proveito dessa boa vontade coletiva para selecionar ótimos materiais e ficar preparado para sua prova!
Agora me diz uma coisa…
Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!
Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais ao lado ou abaixo! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade.
Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!
Siga firme!