Como Descobrir os Materiais Perfeitos para seu Concurso Sem Perder Dinheiro

material para concursosQuem desconhece a importância de se ter bons materiais em mãos está perdendo boas chances de conseguir uma aprovação rápida em concursos públicos, seja ou não de engenharia.

Mesmo que você esteja com uma boa organização nos estudos, se não tiver um bom material você deve levar muito mais tempo para conseguir ser aprovado.

Muitas vezes isso é o que ocorre com aquele concurseiro disciplinado, que todo mundo aposta em sua aprovação, mas que demora anos para conseguir no final das contas.

Vamos fazer uma analogia…

Imagine um excelente corredor de Fórmula 1 que não possui um bom carro.

Mesmo com todos os atributos pessoais positivos e favoráveis, sua ferramenta não o ajuda e dificilmente este piloto conseguirá ser mais rápido e alcançar uma boa posição.

O mesmo vale para concursos públicos.

Se sua ferramenta não te ajuda você vai ficar para trás!

Na Fórmula 1, 2 segundos é uma diferença gritante entre um competidor e outro que disputa a mesma posição. Na preparação para um concurso, 2 dias a mais que você necessitou gastar com determinado assunto (devido a um material não muito bom) pode te deixar abaixo da nota de corte.

Há quem diga, inclusive, que a ferramenta é mais importante que o método.

Independente de você concordar ou não com a afirmação acima, tenha em mente a grande importância que um bom material tem para quem está disposto a atingir bons resultados.

Por isso, é muito importante saber como escolher as ferramentas para seu concurso.

Até porque muitas vezes somos um concurseiro sem dinheiro, então não podemos nos dar ao luxo de desperdiça-lo comprando um material de péssima qualidade e que em nada vai nos ajudar.

Vamos nos aprofundar um pouco mais…

Livros Acadêmicos x Livros para Concurso


livros acadêmicosPrimeiramente, vamos definir o que seria um material perfeito para um estudante de concurso público:

  • O material perfeito é aquele que te fornece o mínimo de informações necessárias para que você aprenda exatamente aquilo que você necessita saber para a prova do seu concurso.

Obviamente, este material não existe. O que devemos buscar é algo que se aproxime o máximo disso.

Por esta razão que na maioria das vezes é aconselhável que se utilize livros/apostilas voltados para concurso público, e não livros acadêmicos.

Livros acadêmicos tendem a se aprofundar mais que o necessário para explicar conceitos, fórmulas ou teorias. Além disso, contém diversas informações que podem não ser cobradas pela sua banca examinadora.

Precisamos receber informação racionalizada, enxuta; de forma que seja rápido de ser assimilada para assim ganharmos tempo.

É um erro comum entre concurseiros estudarem apenas por livros acadêmicos. Estes estudantes entendem que estudando por estes livros irão dominar todo o assunto e não terão problemas na hora da prova.

No entanto, o que estes concurseiros estão fazendo é perder tempo com trechos desnecessários e adiar sua aprovação.

Para ser aprovado, você só precisa saber aquilo que é cobrado em seu concurso, nada mais. Aí está o segredo! Se preocupar com qualquer coisa além disso pode retardar sua aprovação. Ela pode até ocorrer, mas vai demorar.

Por isso, dê preferência a livros voltados para concursos públicos. Se possível, voltado para o seu concurso!

Um bom material pode ser a diferença entre uma aprovação em meses para uma aprovação em anos. Utilize materiais acadêmicos apenas como consulta para sanar algumas dúvidas que vierem a surgir.

Experiência própria

Durante minha preparação para concursos encontrei um excelente livro voltado para concursos de engenharia civil que com certeza foi definitivo para minha aprovação.

Seu conceito era simples: um livro com centenas de questões objetivas formuladas pelo próprio autor (baseado em vários concursos públicos) onde ele não só mostrava as respostas, como também explicava cada uma delas, além de mostrar o erro dos outros itens.

Logo de cara achei o livro fenomenal.

Ele era tão compacto e objetivo que foi possível estudar diversas disciplinas num curto período de tempo e ainda obter conhecimento suficiente para ser aprovado no meu concurso.

Quando chegou o grande momento da prova tive a feliz surpresa de encontrar diversas questões cobrando informações que eu havia estudado através daquele material.

Considerei este livro tão importante para minha rápida aprovação que após sair o resultado fiz questão de enviar um e-mail de agradecimento para o autor.

O material se mostrou naquele momento quase tão importante quanto o método!

É esse tipo de material que você deve buscar.

Como não comprar uma fria

Se você é um concurseiro sem dinheiro você deve tomar esse cuidado…

Quando encontrar algum livro/apostila voltado para concursos ou para seu concurso especificamente procure por avaliações para não comprar uma armadilha. Há diversos materiais “meia-boca” por aí.

Converse com pessoas que tem o mesmo material que você pretende comprar, eles são um bom termômetro.

Pesquise sobre o autor. Ele é professor de cursinho? É concursado? Possui alguma experiência na área?

Verifique a data de impressão ou a última atualização do livro.

A depender do concurso e de sua área da engenharia, as provas podem ser recheadas de normas ou leis. Além disso, infelizmente, vários cargos de concursos de engenharia também cobram algumas matérias da área de direito.

Sendo assim, um material desatualizado certamente vai te tirar pontos preciosos (além de desperdiçar seu dinheiro)

Por isso, sempre esteja atento às atualizações!

Outro ponto muito importante de ser observado é se o material é bom para sua prova.

É possível que você ache algum livro ou apostila com inúmeras referências positivas, mas ele pode muito bem não ser útil para o que você precisa no momento, mas sim para a prova de outro cargo.

Caso o material possua um bom número de avaliações positivas, esteja atualizado, o autor seja gabaritado e ele seja útil para sua prova; não poupe em comprar. Este é um investimento que com certeza se pagará em pouco tempo.

Vejo vários concurseiros por aí com boas condições financeiras economizando em comprar bons materiais. Isto é um grande erro.

O tempo que você perde atrasando sua aprovação representa um custo infinitamente maior do que o que é cobrado por um livro, apostila ou até mesmo cursinho.

Investir em desenvolvimento pessoal é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer na vida. O dinheiro você “perde” no ato (ou você pode até parcelar), mas o conhecimento e a transformação estarão com você para sempre. Concorda?

Então, não seja tolo em economizar alguns reais por algo que vai antecipar a sua aprovação!

Se não for possível comprar, tudo bem.

Tente pegar o material emprestado, tire xerox de alguém que já tenha ou procure por ele em bibliotecas públicas.

Material que utilizei para estudar

Um dos emails que mais recebo é sobre o material que utilizei para estudar para concursos. Inclusive muita gente me pergunta diariamente qual é o material citado no tópico “experiência própria” deste artigo.

Por isso resolvi, muito tempo após ter escrito este post, adicionar esse trecho.

Pois bem, basicamente estudei apenas para o concurso da Petrobras e BR Distribuidora. Com o material utilizado para esses certames acabei sendo aprovado no concurso da Caixa Econômica Federal e classificado no da CHESF.

Certamente não vou me lembrar de 100% do material que utilizei durante minha preparação, mas vou citar aqueles que considerei mais importantes. Aproveite que isso é uma verdadeira mão na roda.

Vamos lá:

  • Temas de Engenharia Civil [Questões Comentadas] 3º edição, Anísio Sousa: acho que dispensa comentários, já falei um pouco sobre ele acima. É um excelente livro. Atualmente está em sua 5º edição com previsão de lançamento em breve da 6º;
  • Coletânea de Questões de Concursos Públicos em Normas e Leis para Engenheiros Civis, Sandra Maria Ratton: um bom livro com aproximadamente 600 questões sobre normas e leis, como a NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), lei 8.666 (licitação), estatuto da cidade, etc. Possui alguns erros de gabarito, mas nada que comprometa o material;
  • Normas técnicas: li diversas normas, pois percebi que os concursos da Petrobras as cobram corriqueiramente. Citarei aqui as principais (e que obrigatoriamente você deve estudar também) – NBR 6118 (projetos de estrutura de concreto – procedimento), NBR 5738 (procedimento para moldagem e cura de corpos de prova), NBR 12655 (concreto – preparo, controle e recebimento), NBR 14931 (execução de estruturas de concreto – procedimento), NBR 8800 (projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto de edifícios), NBR 6122 (projeto e execução de fundações), NBR 8160 (sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução), NBR 5626 (instalação predial de água fria), NBR 9050 (acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

Vou revisar o meu material utilizado e em breve atualizo a lista de normas que utilizei. Por enquanto é isso aí, você já tem muita coisa para estudar! 🙂

ATUALIZAÇÃO: recentemente descobri dois materiais que, embora eu não tenha utilizado para ser aprovado nos meus concursos (pois eles ainda não existiam), tive a oportunidade de analisar e achei excelente. Trata-se das provas resolvidas do corpo de engenheiros da marinha.

O primeiro deles contem 152 questões das últimas 12 provas objetivas, que servem para qualquer engenharia, organizadas de acordo com as disciplinas do edital, todas resolvidas através de vídeo-aulas curtas e diretas.

O segundo trata-se das provas resolvidas das questões discursivas específicas para cada cargo. A depender da sua engenharia são mais de 100 questões já detalhadamente resolvidas.

Escrevi um artigo específico para o concurso da Marinha onde eu falo todos os detalhes sobre o material e tudo que você precisa para ser aprovado nesse certame…

O link é esse aqui: Concurso da Marinha – Provas Resolvidas e Manual Completo.

Conclusão 


Livros ConcursoNa grande maioria dos casos de engenheiros concurseiros que conseguiram uma aprovação rápida eles tinham excelentes materiais em mãos.

Não estude com qualquer conteúdo que aparecer pela sua frente, e nem ache que seus livros da faculdade são a melhor opção. Muitas vezes eles podem atrasar sua aprovação te ensinando assuntos desnecessários para sua prova!

Livros acadêmicos são importantes para a formação da sua base ou para eventuais consultas quando as dúvidas persistirem.

Ao encontrar um material que esteja pensando em comprar, pesquise sobre o autor: ele é destaque no que se propõe? Tem boas referências? É concursado? Quais são os resultados que as pessoas que utilizaram seu produto tiveram? O material ensina o que eu preciso para minha prova?

As mesmas perguntas valem para cursinhos preparatórios.

Caso as respostas sejam positivas não poupe em comprar.

Saia desta lição com a convicção que uma boa ferramenta vai antecipar sua aprovação!

Por fim, você deve saber que buscar um bom material é apenas uma parcela do que você precisa para ser aprovado. A forma como você estudar, o método, é até mais importante.

E isso envolve não somente estudar horas e mais horas, mas também foco, gestão de emoção, disciplina, memorização, revisões, planejamento e muito mais.

Para ficar afiado nesses aspectos e aumentar expressivamente suas chances de aprovação eu te recomendo acessar esse artigo agora, nele eu falo sobre minha recomendação pessoal de material.

Atividades Propostas


AtividadesAgora é hora de agir.

Assim que você tiver um tempo livre (melhor ainda se fizer isso hoje mesmo) você vai:

#1 Entrar em fóruns e procurar tópicos sobre o seu concurso (FórumCW, Fórum Concurseiros, Super Concurseiros…) em edições passadas e atual, se estiver aberto;

#2 Procure por concurseiros mais experientes ou até mesmo concursados (muitos continuam participando de fóruns);

#3 Peça sugestões de excelentes materiais para a prova do concurso.

 

OBS: Se você conseguiu entrar em contato com vários concursados, dê preferência a aqueles que conseguiram passar rapidamente, ao invés dos que alcançaram as primeiras posições (melhor ainda se for os dois). Existem muitos concursados que levaram anos para conseguir ser aprovados porque fizeram isso na “raça”, sem utilizar bons materiais ou estudar de forma organizada e planejada. Use como exemplo aqueles que tiveram aprovações rápidas, pois são eles quem pode te dar as melhores dicas.

Com estas três simples ações (que podem ser realizadas em um dia) você vai sair com ótimas referências para se preparar.

Concurseiros tendem a se ajudar. Tanto os que ainda estão na luta quanto os que já partiram dessa para outra (os concursados).

Tire proveito dessa boa vontade coletiva para selecionar ótimos materiais e ficar preparado para sua prova!

 

Agora me diz uma coisa…

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais ao lado ou abaixo! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade. :)

Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!

Siga firme!

 

  • Marcel

    Participe!

  • Talita

    Tenho que concordar com você que livros para acadêmicos muitas vezes tem informações que a gente não precisa!
    Estou adorando as atividades propostas. Estou fazendo todas ! haha =)

    • Engenheiro Concurseiro

      É verdade, Talita.

      Livros acadêmicos são importantes, mas nós concurseiros precisamos do conteúdo mais racionalizado possível para nossa prova.

      Obrigado por participar e realize as atividades, este é o único caminho para se transformar de verdade!

      Abraço!

  • Julia

    Aula muito boa.
    Quando recebo a próxima?

    Parabéns, está muito legal o MiniCurso.

    • Engenheiro Concurseiro

      Obrigado, Julia.

      As aulas são enviadas às terças-feiras!

      Abraço!

  • Guilherme Do Prado Oliveira

    Parabéns pela iniciativa!! Ótimas dicas…
    Qual o nome desse livro ou apostila que vc citou como exemplo, de engenharia civil que vc utilizou?
    Seria de grande ajuda!
    Obrigado!

    • Engenheiro Concurseiro

      Obrigado pelo elogio, Guilherme!

      O livro é o Tema de Engenharia Civil [Questões Comentadas], de Anísio de Sousa.

      Super recomendado para engenheiros civis.

      Abraço!

      • Guilherme Do Prado Oliveira

        Obrigado!!

  • Daniele Rosa

    Obrigada pelas dicas.

    • Engenheiro Concurseiro

      Eu é que agradeço pela participação, Daniele!

      Abraço.

  • James

    Muito obrigado pela sua dedicação. Excelentes dicas que nos deixam mais fortes e motivados.
    Tenho o Livro do Prof Anísio e realmente é um excelente material.

    • Engenheiro Concurseiro

      Oi James,

      Eu que agradeço pela sua participação e elogio.

      Este livro realmente me ajudou muito para meu concurso!

      Continue participando.

      Um Grande Abraço!

  • Lorena Leocadio

    Muito obrigada pela dica!! Estou estudando para o concurso da Petrobras para engenharia civil e além desse livro do professor anisio voce teria outro para me indicar? Vc estudou com quais materiais além desse livro?

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Lorena!

      Desculpa pela demora em responder…No meu concurso da Petrobras basicamente estudei pelo livro do Anísio, o livro Coletânea de Questões de Concursos Públicos em Normas e Leis para Engenheiros Civis e por inúmeras normas.

      Um Grande Abraço!

  • Gustavo Alves

    Oi Marcel, parabéns pela iniciativa, comecei a acompanhar seu site e estou gostando muito. Acabei de comprar o livro do Anisio. Você conhece algum material com Teoria da nossa área? Queria muito algo prático como apostilas de cursinhos pré-vestibulares e aqueles livros de Direito

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Gustavo,

      Que bom que você está gostando do site. O livro do Anísio é realmente muito bom.
      Para o concurso da Petrobras me preparei com o material que respondi na pergunta abaixo, da Lorena.
      Estou “aposentado” dessa vida de concurseiro tem um tempinho e não sei quais são os novos e bons livros atuais. Por isso, recomendo que você siga as dicas dadas nesse artigo. =)
      Infelizmente, nossa área não tem tantos livros teóricos ou de exercícios voltados para concursos, mas com os aprovados nos últimos concursos você consegue bons materiais!

  • Yuri Andrade

    Olá Marcel,
    Parabéns pelo site e obrigado por ter compartilhado suas experiências. Com certeza está me ajudando bastante nesse início de vida de engenheiro concurseiro.
    Recentemente fiz uma prova em que muitas questões eram sobre normas técnicas da ABNT. Lí nas respostas de outros comentários que além de ter estudado pelo livro do Prof. Anísio, você estudou por normas também. Considerando a grande quantidade de normas de Engenharia Civil, gostaria de saber qual o critério que você usou para definir as normas a serem estudadas? Por exemplo, se nas matérias exigidas está Fundações, você estudou todas as normas possíveis relacionadas a fundações? Obrigado desde já. Um Abraço.

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Yuri,
      O principal critério para você definir as normas a estudar é avaliando as provas anteriores do certame que você vai prestar.
      Na grande maioria das questões que cobram informações de normas, estas vem citadas no enunciado da questão. Quando não, uma pesquisa rápida vai te mostrar de onde veio a informação.
      Outra maneira de selecionar as normas é, evidentemente, lendo o edital. Em alguns deles as normas são citadas.
      Por último, como são milhares de normas, quando não houver normas citadas sobre determinado assunto nas questões de provas anteriores você deve priorizar as normas mais recentes e que usam várias outras como referência.
      No caso de fundações, por exemplo, dei uma atenção especial à NBR 6122, mas lembre-se…resolvendo provas anteriores você pode encontrar alguma norma mais específica sendo abordada (como a NBR 7180, de limite de plasticidade, como exemplo), nesse caso ela deve ser estudada.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço!

  • Mendel Dias

    Olá Marcel, gostaria de saber que livro é esse com várias questões de engenharia civil que o autor elaborou.
    Quero adquirir um para ajudar nos meus estudos. Atualmente há algum outro mais recente que vc saiba?
    Abs

    • Engenheiro Concurseiro

      Oi Mendel,

      O livro que me refiro neste post é o Temas de Engenharia Civil [Questões Comentadas], de Anísio de Sousa. O que utilizei para meus estudos foi a 3º edição, atualmente ele está na 5º e com ainda mais questões. É um excelente livro!
      Grande Abraço!

  • Ricardo Almeida

    Olá, parabéns pela iniciativa! Gostaria de saber a sua opinião sobre os cursos para engenharia civil do ponto dos concursos e estratégia concursos!

    • Engenheiro Concurseiro

      Ricardo, boa noite.

      Não conheço o material dos dois sites, não cheguei a utilizá-los, mas está está sendo uma dúvida recorrente que recebo.
      Estou pensando em entrar em contato com eles para dar uma olhada no material e dar um feedback para vocês.

      Grande abraço.

  • Ana Carolina

    Olá, gostaria de saber onde comprou o livro Temas de Engenharia Civil, aparentemente o produto esta esgotado… =(

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Ana,

      Quando comprei o livro entrei em contato diretamente com o autor, via email.
      Em conversa recente com o mesmo este me informou que a demanda estava realmente muito grande e que ele já estava escrevendo a 6 edição.

      Tente entrar em contato com ele via email.

      • Ana Carolina

        Ah sim. Encaminhei um e-mail à ele hoje, estou no aguardo. Imagino que terei que esperar a 6ª edição ser finalizada… =/ Obrigada!!

        • Rodrigo Duarte

          Também entrei em contato com ele, estava procurando pelo livro também a 5 ed., porém está esgotada em todos os lugares que procurei, por coincidência acabei encontrando este site, pois no face o autor do site fez uma promoção com o livro.

          • Engenheiro Concurseiro

            Estou verificando com o Anísio de Sousa a possibilidade dele comercializar este produto em meio digital. Acho que já adiantaria o lado de muita gente!

          • Ana Carolina

            nossaaaaaaa, ajudaria demais!!! Segundo o Anisio, a 5ª edição esta esgotada e ele esta concluindo a 6ª edição, mas é complicado ficar todo esse tempo na espera, já que não encontra desse livro pra comprar..

          • Rodrigo Duarte

            Ele também me respondeu isto Ana. Acho que seria ótimo ter uma versão digital, pois assim ela não se esgotaria e não dependeria tanto de Editora e tranporte para a comercialização, além de que na compra o produto chegaria muito mais rápido ao cliente a um custo reduzido.

          • Ana Carolina

            exatamente!! Espero que ele disponibilize o livro digitalizado …

          • Gabriele Prates
    • Gabriele Prates
  • Alan Rodrigues

    Olá Marcel você conhece algum bom material para a área de engenharia elétrica ?

    • Engenheiro Concurseiro

      Infelizmente não, Alan.
      Recomendo que você siga os passos ensinados nesse artigo! =)

      Grande abraço.

      • Moises Honorato

        Gostaria de saber tbm, material bom na área de eng. elétrica. Gostaria de saber tbm se conhece um material bom para Matematica e Fisica.

        • Gabriele Prates

          Na didática editorial vc acha para elétrica

          • Priscila Corrêa

            Você adquiriu material do didática editorial? é bom?

      • Gabriele Prates

        Marcel, tem na Pini a sexta edição. O valor está de $230. É isso mesmo? 😱

        • Engenheiro Concurseiro

          Opa Gabriele,

          Sim… O valor é esse mesmo.
          Vou entrar em contato com o Anísio para buscar outra alternativa.

          Grande Abraço.

    • Itallo Silva

      Também estou a procura de material para engenharia elétrica. Já procurei e nada de encontrar material que seja confiável, fui me meter em comprar um só pra ter dor de cabeça. Se você souber de algum material bom me avisa Alan Rodrigues. Deixarei meu e-mail para possíveis trocas de informações. italloryan@hotmail.com

    • Ni Gontijo

      Ola
      Apenas nao recomendo que vc compre os materais da Tesla Concursos. O material é pessimo, incompleto, os professores são alunos que nunca passaram em concursos. Além do mais é carrísimo, paguei em torno de R$ 2.500,00 …isso mesmo. Por favor, não rasgue seu dinheiro como fiz com o meu.

  • Rafael Rech

    Alguém conseguiu adquirir os livros do Anisio? ele não responde ao meu e-mail abraço a todos.

  • Yara Assumpção

    Boa noite Marcel, muito obrigada pelas dicas! Ja vinha acompanhando seu site ha um tempo, e agora estou de fato estudando. Gostaria de saber se vc chegou a fazer planos de estudo com matérias basicas de portugues, matematica e raciocinio tbm, e de que forma organizava o seu tempo. Grata desde ja!

    • Engenheiro Concurseiro

      O plano para matérias básicas vai variar de certame para certame e do seu conhecimento prévio.
      No meu caso, o foco era o concurso da Petrobras. Neste concurso as matérias básicas servem apenas como critério de eliminação e desempate, o que vale mesmo são as específicas.
      Sendo assim, dediquei muito menos tempo aos conhecimentos básicos.
      Mais uma vez no meu caso, como tenho uma boa base em inglês estudei muito pouco. Utilizei provas anteriores para ver o que mais caía e dei uma revisada. Já em português estudei a nova ortografia e vi provas anteriores.
      Em resumo, estudei muito menos que as específicas.

      É preciso que você avalie o edital do seu certame.
      A CEF, por exemplo, utiliza o mesmo critério para todas as questões. Ou seja, uma questão de ética vale tanto quanto uma de material de construção.
      Sendo assim, os assuntos de questões básicas devem ser tratados com igual importância durante sua programação de estudos.
      Seu plano de estudos vai depender do seu conhecimento prévio em todas as matérias.

  • Maria Cecília

    Boa tarde,

    Estou iniciando meus estudos para a área de engenharia civil, estou gostando muito das dicas.
    Porém tenho uma dúvida quanto as normas, qual o melhor jeito de estuda-las? Pois é uma leitura bem cansativa.
    E você poderia, por favor, informar quais as outras normas você estudou, além das que são fornecidas nesse artigo?
    Desde já agradeço.

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Maria,

      Que bom que você está gostando das dicas.

      Sobre o método para estudar normas…Realmente a leitura é cansativa, a linguagem é pouco atrativa e você tem uma porção de itens para entender e principalmente memorizar.
      As dicas que eu posso te dar são: antes de tudo conheça bem a sua prova e sua banca, isso vai te ajudar a identificar os pontos que são cobrados com mais frequência (conceitos ou tabelas ou fórmulas…); e estude as normas sempre quando você for começar a estudar, dou essa dica porque nas primeiras horas/minutos você está com mais disposição, deixar para estudar um conteúdo que não te agrada ao final do dia, por exemplo, pode acarretar em desistência.

      Sobre as outras normas sei que estou em dívida aqui. Em breve coloco.

      Grande abraço.

      • Gabriele Prates

        Marcel, obrigada pelas dicas, se não fosse por esse site e pelos emails, acho que já teria desistido. Obrigada de verdade, por cada palavra e pelas dicas. Quando aprovada, virei te agradecer novamente! Fica com Deus! Que Ele abençoe abundantemente a sua vida e da tua família!

        • Engenheiro Concurseiro

          Gabriele, boa tarde.

          Fico muito feliz pela mensagem.
          Agora que você conhece as dicas é hora de colocá-las em prática. Tenho certeza que você já está fazendo isso.

          Sucesso e fico no aguardo da sua mensagem de aprovação! 🙂

          Grande Abraço.

  • Joana Carvalho

    Olá Marcel,

    Não encontrei no site do concurso virtual material para concurso da CEF para o cargo de engenheiro civil, você tem algum outro material para indicar para o estudo?

    Obrigada!

  • Gabriele Prates

    Marcel, ao saber mais dos cursos do Estratégia Concursos, vc nos avisa aqui? Estou interessada em saber sua opinião sobre estes. Obrigada!

  • Fany

    Olá, Marcel
    Você conhece algum material da área de Engenharia Química/de Processamento?

  • Renan Santa Cruz

    Olá pessoal procurei o livro na loja PINI, mas está esgotado lá. Tem algum outro local que possa adquirir? Ou o contato do autor do livro para ver quando estará disponível?

    Abraço a todos.

  • Josué Andrade

    Teria alguma outra forma de obter o livro “Temas de Engenharia Civil”? Já que na loja PINI e Livraria Cultura se encontram esgostados, além disso o Anísio não respondeu ao meu e-mail.

  • Ramon Piffer

    Ola, Marcel!
    Você se utilizou somente dos livros de questões ou utilizou algum outro livro para teoria? Estou começando a me organizar para os próximos concursos.

  • Mirelle Santos

    Não estou conseguindo adquirir o livro temas de engenharia civil de Anisio nem a coletânea de questões contendo normas e leis, na loja pini está em falta. Alguém pode me informar um outro lugar onde posso comprar? Abraço a todos.

  • Louise Sanglard

    Olá Marcel. Muito obrigada por todas as dicas do site. Elas estão me ajudando muito! Estou procurando os livros do Anísio e o da Sandra Maria, porém ambos estão esgotados em todos os lugares que olhei… Você sabe onde consigo adquiri-los?

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Louise,

      Tente no bookstant.com.br

      Caso não encontre, outra opção é entrar em contato diretamente com o Anísio através do anisio@secrel.com.br.

      Grande abraço.

      • Louise Sanglard

        Obrigada Marcel.

  • Louise Sanglard

    Olá Marcel, você sabe onde eu consigo adquirir os livros do Anísio e da Sandra Maria? Em todos os lugares que olhei, ambos estão esgotados…

  • Louise Sanglard

    Olá Marcel, você sabe onde eu consigo adquirir os livros do Anísio e da Sandra Maria? Em todos os lugares que olhei, ambos estão esgotados…

  • Filipe Ferreira Teixeira

    Onde posso adquirir o livro do Anísio?
    Não estou encontrando no site da Pini.

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Filipe,

      Tente no bookstant.com.br
      Caso não encontre, outra opção é entrar em contato diretamente com o Anísio através do anisio@secrel.com.br.

      Grande abraço.

      • Filipe Ferreira Teixeira

        Obrigado Marcel!

  • Filipe Ferreira Teixeira

    Alguém pode me dizer onde encontrar o livro do Anísio? Não encontrei no site da Pini.

  • Aman Dias

    Marcel, você ja teve alguma novidade sobre a disponibilização do livro do professor anisio? tenho interesse de comprar mas não encontro em lugar algum. desde já agradeço. abraço!

  • Juliana de Matos

    É possível adquirir o livroTemas de Engenharia Civil, Anísio Sousa em meio digital?

  • Wasley

    Olá! Não consegui encontrar o livro da segunda sugestão, o “Coletânea de Questões de Concursos Públicos em Normas e Leis para Engenheiros Civis”, da Sandra Maria Ratton. Alguém poderia me ajudar a consegui-lo?

    • Anita

      ola Wesley, eu comprei este livro, e pra falar a verdade não gostei muito da didática da autora. Acho que pelo livro do Anisio te ajudara muito.

  • Anita

    ola Marcel
    Vc está de parabens com seu site !! Ja peguei varias dicas nela, muito obrigada por nos proporcionar isso !!

  • Tiago Calil

    Sabe de algum livro bom para engenharia de avaliação?

  • Vinícius Sperandio dos Santos

    Olá Marcel, procurei pelo livro Temas de Engenharia Civil do autor Anísio em diferentes sites para comprar, mas em todos consta como indisponível. Percebi que a maioria das pessoas nos comentários abaixo indicam o site da Pini mas nem aparece o livro. Bom, reparei também que você indica o contato direto com o autor por email mas tentei mais de uma vez (e pelos dois emails que encontrei) e estão “voltando”.
    Você teria algum outro contato com o autor?
    Aguardo resposta assim que possível
    Obrigado

    • Olá Vinicius, comprei a 7ª Edição diretamente com o Anísio, mas não sei se ainda tem. Comprei começo do mês. Veja com ele.

      • Ah, o e-mail dele é: anisiomeneses@secrel.com.br

      • Vinícius Sperandio dos Santos

        Olá Katia… consegui comprar o livro diretamente com ele a um tempo e esqueci de escrever aqui… Obrigado pela atenção.

  • Marina Cavalcanti

    Olá Marcel!! Também não estou encontrando o livro do Anísio disponível em nenhum site, assim como o Vinícius descreveu aqui nos comentários também! Até fui em uma livraria e o vendedor me disse que o livro está em falta na editora. Você tem alguma informação se vai voltar a ser vendido?!
    Muito obrigada!!

  • Thiago Rômulo

    Não consigo achar o livro pra vender. Já enviei email pro Anisio e não obtive resposta. Alguém sabe de algum site em que eu possa encontrar?

  • Gabriel Zanette Recco

    Boa noite, tens alguma outra dica de livro?

    Esse Temas…pelo jeito é vem difícil conseguir.

    • Ni Gontijo

      Ola
      Apenas nao recomendo que vc compre os materiais da Tesla Concursos. O material é péssimo, incompleto, os professores são alunos que nunca passaram em concursos. Além do mais é caríssimo, paguei em torno de R$ 2.500,00 …isso mesmo. Por favor, não rasgue seu dinheiro como fiz com o meu.

  • Thaís

    Olá, Marcel. Não consigo encontrar este livro que você cita: Coletânea de Questões de Concursos Públicos em Normas e Leis para Engenheiros Civis. Em qual site ou loja conseguiu ele??
    Desde já, agradeço.

  • Adriano Garcez

    Sou Engenheiro de Controle e Automação e pretendo prestar concursos para o cargo de Engenheiro de Eletrônica. Infelizmente não acho nenhum livro de questões comentadas para a minha área. Já encontrei alguns para a Eng. Elétrica, mas não me parecem ser muito bons.

    Alguém sabe de bons livros de questões comentadas para Eng. Eletrônica?