Como O Péssimo Momento Da Economia Pode Aumentar Sua Motivação Brutalmente?

cenário engenhariaMuitos engenheiros recém-formados, em processo de formação ou até mesmo os mais experientes vivem um dilema: prestar concurso público ou seguir na iniciativa privada.

Em boa parte das vezes, eles optam pela segunda opção por acreditarem que não possuem capacidade para serem aprovados em um certame, mesmo que isso seja um sonho. No entanto, há também ocasiões em que esta opção é escolhida pelo fato das pessoas não conhecerem bem as vantagens em ser um concursado.

É sabido que a engenharia do nosso país não está atravessando o seu melhor momento. Demissões estão ocorrendo em massa e várias áreas estão sofrendo no que diz respeito à novas oportunidades de emprego. Até mesmo a engenharia civil, que em geral tem uma maior procura por profissionais, vivencia uma baixa em várias regiões do Brasil. Isso se deve a um fator que a mídia anda dando muita atenção ultimamente: a economia brasileira!

A Economia e a Engenharia


engenharia e a economiaComo você deve saber, a engenharia, em seus vários segmentos (civil, elétrica, mecânica, produção etc), tem seu crescimento diretamente atrelado à economia do país.

O Brasil está em um período de recessão econômica (2015). O PIB não cresce (pelo contrário, a previsão é de retração), o real está desvalorizado e a taxa de juros não para de subir. Para completar, a previsão dos economistas sobre o IPCA, a inflação oficial, já beira os 8,2%, muito acima dos 6,5% definido como teto para o ano de 2015.

Tudo isso influência diretamente no poder de compra do cidadão, reduzindo-o drasticamente. Por consequência, o varejo vive seu pior trimestre em 12 anos e a produção da indústria também cai em boa parte do Brasil.

Isso gera um efeito cascata: menor poder de compra resulta em menos consumo, menos consumo resulta em menos produção, menos produção resulta em redução de efetivo, redução de efetivo resulta em menos oportunidades de emprego para nós e menos oportunidades de emprego resulta em mais miséria.

Por isso tem sido comum nos últimos anos ouvir falar de colegas engenheiros com décadas de empresa que perderam seus empregos e também recém-formados que estão com dificuldade para encontrar uma boa oportunidade ou que estão ganhando salários muito abaixo do piso.

Em virtude deste fato acredito que este é o momento ideal para buscar estabilidade financeira através de um concurso público e não ficar dependendo destes altos e baixos da nossa economia.

Vantagens em Ser Concursado


EstabilidadeMuito embora uma situação econômica ainda mais alarmante do que a atual possa influenciar também na vida dos concursados, todos sabemos que a estabilidade financeira de quem está nessa posição é incomparavelmente maior do que a de quem está na iniciativa privada.

Como conversamos, nos altos e baixos da economia empregos são criados ou demissões são aplicadas, mas quem é servidor ou funcionário público é praticamente alheio a estes acontecimentos que ocorrem ciclicamente durante a história mundial (não apenas no Brasil).

Mesmo em uma fase de superavit econômico, um chefe exigente demais ou com personalidade muito diferente da sua pode acabar te demitindo sem muita justificativa, colocando o seu sustento em risco.

Um concursado não passa por isso.

Eu não preciso me sacrificar diariamente para trabalhar além do que sou pago para ser reconhecido por um chefe arrogante que pode me mandar embora a qualquer momento.

Eu não costumo chegar em casa todo dias às 20 horas (ou até mais tarde) por causa de reuniões que são marcadas em horários fora do expediente ou para fechar relatórios “para ontem”.

Eu sei que quando eu tiver meus 45 anos, 2 filhos e uma casa pra sustentar não vou ter medo de ser mandado embora e ter que me virar para colocar dinheiro dentro de casa para alimentar minha família, pagar colégio e arcar com todos os demais gastos.

Isso me garante uma estabilidade não só financeira, mas também emocional. O stress gerado pela incerteza recorrente consome qualquer ser humano e acaba influenciando não só vida profissional, como também na pessoal.

Sua família agradece!

É valido lembrar também que a estabilidade financeira te permite fazer bons investimentos, te permite arriscar um pouco mais em alguns empreendimentos para obter renda extra. Afinal, você se sente mais seguro para investir 70% da sua poupança, por exemplo, se tiver a certeza que você sempre vai receber um salário mensalmente.

Agora imagine você investindo a maior parte da sua poupança em um novo negócio e ser demitido poucos meses depois. E se o seu projeto não der certo? Você vai ficar de mãos atadas e desesperado!

Por tudo que citei acima considero que ser concursado é uma excelente opção para ter uma boa qualidade de vida. Ter estabilidade financeira, emocional e tempo livre é algo que não tem preço!

É evidente que a carreira no setor privado também possui suas vantagens (salários maiores para os maiores cargos, por exemplo), mas estas me soam menos atraentes se comparado com um empregado ou servidor público.

Vale frisar que a escolha de qual caminho seguir cabe somente a você. O importante é que você persiga aquilo que deseja e não desista por acreditar não ser capaz.

Caso deseje ser concursado, saiba que qualquer pessoa pode ser aprovada em um certame, desde que estude da maneira certa, aplicando os métodos que realmente funcionam.

 

Agora me diz uma coisa…

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais ao lado ou abaixo! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade. :)

Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!

Siga firme!