Dificuldade de Concentração: Como Acabar Com Seus 2 Maiores Vilões

dificuldade de concentração para estudarVocê já passou por isso?

Você está estudando na escrivaninha do seu quarto. Você está concentrado em cada linha da resolução de um exercício sobre Normas Regulamentadoras. Você está prestes a concluir o entendimento da resolução de um exercício e, de repente…

Seu celular toca. É o seu amigo que há dias não ligava!

O que você faz?

Atende! Afinal você está curioso para saber o que ele tem para te falar.

Terminada a ligação você retoma os estudos, tenta recuperar o ritmo e revê toda a questão que estava aprendendo. No entanto, você fica pensando sobre o que seu amigo falou e fica remoendo isso na sua cabeça.

A questão está na sua frente. Vocês está olhando para ela. Porém você está em outro mundo. Você não sabe mais como se concentrar para estudar!

Lá se vai uma manhã de estudos...

 

A dificuldade de concentração pode ser facilmente considerada a maior responsável pela necessidade de refazer uma atividade.

Quantas vezes uma história parecida com a que foi contada acima aconteceu com você?

Isso acontece inúmeras vezes e, somadas todas elas, representa um considerável desperdício de tempo precioso para um candidato. Certamente você não quer que isso aconteça.

Em contrapartida, também é bastante provável que já tenha acontecido com você uma situação como essa:

  • Você estava tão empenhado em determinada tarefa, tão concentrado, que praticamente se desligou do mundo e não conseguia ver, sentir ou ouvir nada em sua volta, parecia que você estava em outra dimensão.

Isso acontecia com frequência em minha adolescência quando jogava meus jogos favoritos de vídeo game (eu era extremamente viciado, por sinal). Minha mãe podia gritar me chamando para fazer algo que eu sequer a ouvia.

É esse estado que você deve buscar, mas para os estudos!

E isso é completamente possível para qualquer pessoa através do uso de algumas técnicas pouco comentadas de concentração. Você vai aprender algumas delas logo adiante…

O primeiro passo para você começar a se concentrar como um verdadeiro ninja é descobrir como evitar a perda de concentração… e é isso que você aprenderá nesse artigo agora.

Dificuldade de Concentração: Quem São Os Vilões E Como Acabar Com Eles?

Agora você já sabe que o primeiro passo para a excelência na concentração é evitar a sua perda.

Para isso, a princípio, é necessário identificar quem é o nosso maior vilão, aquele que faz a gente perder dias e mais dias de estudo.

Pois bem, indo direto ao assunto, o maior inimigo da dificuldade de concentração nos estudos obviamente é a distração!

Basicamente, há dois tipos de distrações que resultam nesse problema e prejudicam um fluxo produtivo durante sessões de estudo: as distrações internas e as externas.

Em geral, elas sãos as raízes de todos os problemas quando esse é o assunto.

Vamos seguir para você descobrir algumas sacadas para acabar de vez com esses vilões para fazer seu estudo render cada vez mais.

Vilão #1 – As Distrações Internas

como-se-concentrar-para-estudar-estressadoAs distrações internas são aquelas relacionadas principalmente à nossa emoção.

É o stress, a angústia, tristeza, ansiedade, raiva…Todos esses sentimentos são capazes de nos distrair e, consequentemente, gerar dificuldade de concentração.

Você está estudando tranquilamente, mas de repente se lembra da raiva que está da sua irmã por ter comido o seu lanche que estava guardado para mais tarde na geladeira.

Isso é distração.

Tenha em mente que você deve sempre evitar o estado de pensamento nebuloso quando deseja se concentrar para estudar determinado assunto. Este é o estado que ocorre quando você está realizando alguma atividade, porém está com a cabeça em outro lugar.

É quando você está em um momento família, no entanto está pensando no assunto que ainda não estudou (ou que deveria estar estudando); ou quando você está estudando, mas está pensando que não está dando atenção suficiente aos seus familiares.

Não tem como se concentrar para estudar assim.

É preciso separar bem suas atividades e se comprometer não apenas com o corpo, mas também com a cabeça.

Manter pensamentos nebulosos gera stress e os momentos de lazer acabam não surtindo o efeito desejado, que é descansar nossa mente para render mais. O mesmo vale para os momentos de estudo, você nunca vai aprender ou fixar dessa forma.

Por isso, lembre-se: estudar com pensamentos nebulosos não geram resultados!

Concentre-se em apenas uma coisa por vez para ter melhores resultados.

Acelerando a leitura – Uma excelente solução

como-aprender-mais-rápidoUma dica muito boa para quem tem dificuldade de concentração enquanto estuda é acelerar a leitura.

Talvez você não saiba, mas a forma como você deve ler nessa situação é diferente da forma como você deve ler um romance, por exemplo.

Uma leitura vagarosa cria vazios em sua mente que permite a entrada de outros pensamentos: as distrações internas.

A leitura acelerada o força a manter a concentração para que você não comprometa seu entendimento. Não dá brechas para distrações.

Você já percebeu que quando você assiste a um vídeo de alguém que fala lentamente sua cabeça pensa em mil coisas diferentes enquanto a frase não termina? Se não percebeu faça o teste!

Bons palestrantes ou professores tendem a falar mais rápido que os menos talentosos.

O mesmo que acontece para um vídeo, um áudio ou uma palestra, vale para sua leitura. Por isso, regule-a!

É mais difícil se concentrar em algo quando a informação leva muito tempo para ser recebida. Acelere sua leitura de modo que você não se distraia e também não comprometa o entendimento do que está sendo lido.

Esta dosagem cabe a você.

Há diversos cursos espalhados por aí sobre leitura dinâmica que prometem ler em uma velocidade inimaginável, mas poucos realmente te ensinam a acelerar sua leitura e ainda melhorar sua concentração, compreensão e memorização.

Nesse artigo falo mais sobre o assunto -> A Verdade Sobre Leitura Dinâmica E Concursos Públicos, Funciona? [Testado].

De qualquer forma, uma boa maneira para começar a aumentar a sua velocidade de leitura é utilizar o seu próprio dedo ou um lápis como um guia.

Essa é uma ferramenta bem iniciante, mas já surte resultados.

Determine sua velocidade de leitura com sua referência (dedo, por exemplo) de forma que você consiga acompanhar a leitura entendendo tudo.

Com a prática você vai aumentando gradativamente esse ritmo.

Esta ação o impede que você volte no texto para reler uma palavra porque não estava concentrado o suficiente e também o impede de reler a mesma linha, como acontece às vezes por engano.

Este simples cuidado já pode ser capaz de até duplicar sua velocidade de leitura sem perda de compreensão e, por não dar brechas para o vazio, também aumentar sua concentração!

Excelente!

Bom, agora você vai aprender como acabar com o segundo vilão: as distrações externas. 🙂

Vilão #2 – Distrações Externas

Como se concentrar para estudar nesse quarto?As distrações externas estão relacionadas ao ambiente onde você faz suas sessões de estudo.

Tudo em seu ambiente deve ser analisado com cuidado para não te atrapalhar. Estudar no quarto acima, por exemplo, seria um verdadeiro desafio!

Objetos visualmente atrativos, uma cadeira desconfortável, calor ou frio demais, mau cheiro, desorganização e ruídos externos ao seu ambiente: tudo isso tem grande potencial para te distrair, nem que seja para fazer uma reclamação para você mesmo.

Pode parecer besteira, mas isso faz diferença em seu rendimento. Um bom ambiente de estudo te ajudará a atingir o estado de workflow (estado de fluxo)!

Tecnologia inimiga

Infelizmente, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia vivemos em um mundo onde a distração é praticamente uma obrigatoriedade.

Antigamente um celular servia quase que exclusivamente para telefonar. Hoje ele te fornece a possibilidade de fuçar a internet, conferir suas redes sociais e receber notificações via aplicativos

Caso você estude pelo notebook ou tablet, a possibilidade de acabar com sua concentração também são muitas.

Por isso, ao utilizar essas ferramentas desligue a internet ou acesse as apenas as páginas estritamente necessárias para seu estudo.

Outra dica de grande valia é nunca verificar suas redes sociais ou e-mails minutos antes de estudar.

A tendência, nesses casos, é que você passe muito mais tempo do que o planejado conferindo suas atualizações e inicie o seu estudo mais tarde.

E se você ver alguma notícia bombástica então as chances de você ter dificuldade de concentração durante os estudos aumenta exponencialmente.

Aliando este fato àquela mania que muitos estudantes possuem de estudar apenas em horas fechadas (18:00, 18:30, 19:00…), isso pode acarretar em grande desperdício de tempo!

Esta é um dica valiosa que muitas vezes é ignorada pelos concurseiros mais sofredores (aqueles que não passam).

Adiando as distrações

Para aliviar a necessidade de realizar uma distração enquanto estuda, você deve anotar rapidamente em uma folha (ou qualquer outro lugar) a sua ação para poder conferir e realiza-la posteriormente em seu intervalo.

Todas as distrações que surgirem serão anotadas e irão compor uma espécie de to-do-list das distrações. Dessa forma você está aliviando uma carga interna e não interrompe o seu estudo.

Se você lembrar que tem que ligar para um amigo enquanto estuda licenciamento ambiental, por exemplo, não interrompa sua leitura; anote no seu to-do-list para realizar esta ação no seu descanso.

Por fim, seguem algumas dicas finais sobre o seu ambiente de estudo:

  • Tire do seu ambiente de estudo objetos visualmente atrativos (qualquer objeto que pisque, por exemplo);
  • Sente-se em uma posição confortável;
  • Mantenha uma boa temperatura e iluminação;
  • Deixe o ambiente silencioso ou utilize tampões de ouvido;
  • Solicite que as pessoas a sua volta evitem falar com você; e
  • Nunca pegue o seu celular no meio do horário de estudo, deixe-o no mudo e não verifique sua suas notificações.

Conclusão – Como Se Concentrar para Estudar

Estudante Concentrado

Nesse artigo você aprendeu algumas sacadas excelentes sobre como se concentrar para estudar.

O controle das distrações internas e externas é uma ação que pode acabar de vez com sua dificuldade de concentração. Consequentemente, isso vai fazer uma diferença brutal na sua produtividade e aprendizado.

Um candidato que se dispõe a estudar para ser aprovado em um concurso de engenharia não pode se dar ao luxo de perder um tempo (muitas vezes escasso) para refazer tarefas que já deveriam estar consolidadas.

Então, aplique todas as dicas que você aprendeu nessa lição para duplicar ou triplicar sua produtividade nos estudos sem perda em compreensão!

Lembre-se que acelerar sua leitura é um ótimo recurso para impedir a entrada de distrações internas na sua mente.

Se você deseja descobrir mais sobre os benefícios da leitura dinâmica para concurseiros basta clicar aqui (tem um mini treinamento para download).

 

Agora me diz uma coisa…

Gostou do artigo? Então recomende para um amigo que também tenha dificuldade de concentração para estudar.

Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais acima! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade. :)

Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!

Siga firme!

 

Grande abraço.