Técnicas de Memorização para Concursos
Um dos maiores motivos de reprovação em concursos públicos é o fato de grande parte dos concurseiros não aplicarem técnicas de memorização para concursos para gravar tudo aquilo que é estudado até o momento da prova.
De nada adianta fazer um esforço enorme para ter disciplina, estudar por centenas de horas e não lembrar de nada na hora da prova.
Isso é atraso de vida, concorda?!
Eu mesmo sempre tive uma péssima memória!
Quando comecei a estudar para meu primeiro concurso fui aprendendo os assuntos do edital numa boa, achando que estava mandando bem…
Mas sempre que eu decidia retornar a algum conteúdo depois de umas 2 semanas eu já não lembrava de praticamente nada. Que desespero que isso me dava!
Eu estava simplesmente jogando meu tempo pelo ralo…
Após muita pesquisa, prática e seguir um grande conselho de um amigo; consegui contornar esse problema e fui capaz de memorizar milhares de informações nos seu mínimos detalhes para ser aprovado no concurso da Petrobras e CEF.
O engraçado é que eu achava que esse negócio de utilizar técnicas de memorização para concursos era uma grande besteira.
Como diz um monte de gente por aí, para ser aprovado em um concurso basta sentar a bunda na cadeira, engolir os assuntos e acumular horas de estudo.
Ledo engano, eu esquecia quase tudo e isso me custou a reprovação no concurso da Petrobras Distribuidora, o primeiro que eu fiz.
Utilizando as técnicas de memorização para concursos corretas é possível memorizar tudo o que você quiser e carregar todas as informações com você até a hora da sua prova.
Definitivamente, você não precisa se martirizar em sua cama olhando para o teto branco preocupado se vai conseguir lembrar de tudo…
Que fique bem claro que a capacidade de memorização não é uma herança genética.
Qualquer pessoa pode desenvolver uma supermemória, por pior que ela seja!
Você também pode ser capaz lembrar-se das mínimas decorebas para ser aprovado em um grande concurso, desde que siga o caminho correto.
Isso parece bom para você?
Ótimo! Nesse artigo vamos falar sobre 3 técnicas de memorização para concursos muito poderosas e também sobre qual foi o grande conselho que meu amigo me deu que o fez ser aprovado em 4 concursos muito concorridos mesmo após ter sido reprovado em 7.
As 3 Técnicas De Memorização Para Concursos Infalíveis Para Não Esquecer Mais
Agora você já sabe: apenas estudar arduamente e fazer algumas revisões não vai te ajudar a chegar com todo conteúdo na cabeça na hora da prova.
Para melhorar a memória você vai precisar colocar em prática as técnicas de memorização que eu vou ensinar aqui. A diferença vai ser quase imediata.
Antes de de começar, vamos acabar de uma vez com um mito que atrapalha muitos concurseiros e que pode estar fazendo o mesmo com você…
Você provavelmente já ouviu que “se você esqueceu é porque não aprendeu”.
Isso não é verdade. Aprendemos milhares de coisas durante nossa vida e esquecemos simplesmente por não conseguir resgatar mais a informação assimilada.
A frase mais apropriada a ser utilizada é: se você esqueceu é porque não memorizou!
Apenas aprender pode acabar com suas chances de ser aprovado!
Agora vamos para as técnicas de memorização para concursos.
→ Técnica de Memorização para Concursos #1: Elaborar uma síntese do que foi estudado
Muitas vezes nos esquecemos rapidamente porque temos um comportamento passivo sobre uma informação aprendida.
Isso acontece quando apenas lemos um conteúdo, quando apenas vemos a resolução de uma questão, quando apenas assistimos a uma videoaula.
Você precisa participar ativamente do processo para enraizar a informação na sua mente!
São diversos os estudos que indicam que fazer anotações ajudam a melhorar a memória. Você pode ver alguns deles nesse e nesse link. Veja a imagem abaixo:
∴
Ao fazer uma síntese (seja através de mapas mentais, resumos, diagramas,…) você vai colocar a sua mente para trabalhar e estruturar as ideias na sua forma, conforme o seu entendimento. Isso ajuda o cérebro a organizar e armazenar o conteúdo.
Essa é uma etapa obrigatória durante uma preparação para concursos. Fique atento. 🙂
→ Técnica de Memorização para Concursos #2: Realizar Revisões Espaçadas
O pior erro que você pode cometer se quiser memorizar um conteúdo é ficar repetindo a informação como um papagaio dezenas de vezes em um curto espaço de tempo…
Com algumas horas após parar de repetir boa parte da informação simplesmente vai embora!
Indo direto ao ponto com a dica de ouro:
Nosso cérebro funciona muito melhor através das repetições espaçadas e periódicas.
Para colocar em prática é muito simples…
- Certifique-se que você realmente aprendeu o conteúdo;
- Faça sua primeira revisão já no mesmo dia;
- Faça sua segunda e terceira revisão com 7 e 14 dias, respectivamente; e
- Vá aumentando o período entre as revisões de acordo com sua facilidade para resgatar essa informação.
O fato de você ir aumentando gradativamente o espaçamento entre as revisões vai ajudar seu cérebro a ir se acostumando a reter informações por longas durações. O que é excelente!
Essa foi uma das melhores técnicas de memorização para concursos que aprendi graças à dica do meu amigo que revelarei logo adiante…
Então já sabe: obrigatória também! 🙂
→ Técnica de Memorização para Concursos #3: Mnemônica
Você já viu/ouviu essa palavra?
Se nunca viu/ouviu, muito provavelmente você já utilizou (no colégio, por exemplo).
A mnemônica nada mais é que uma técnica de memorização que utiliza artifícios como a categorização de ideias, associação e combinações para facilitar a memorização de informações.
Dentre as mais diversas formas de aplicação vale citar duas: os acrônimos e os acrósticos.
Os acrônimos são palavras formadas pelas iniciais de várias palavras que você deseja memorizar. Exemplos:
- Princípios constitucionais da administração pública – LIMPE: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
- Risco de deterioração de uma estrutura de acordo com a classificação de agressividade do ambiente (NBR 6118) – IPGE (lembra IBGE): insignificante, pequeno, grande e elevado.
Seguindo a mesma linha do acrônimo, os acrósticos são frases formadas pelas iniciais de várias palavras. Exemplos:
- Prefixo dos alcanos – Mel É Para Bolos: Met-, Et-, Prop- e But-;
- Fórmula para cálculo de vazão – Que Velha Azarada: Q = V.A
Através do uso desses dois artifícios você consegue condensar várias informações em poucas letras, o que é muito mais fácil para o seu cérebro entender e memorizar. Concorda?
Use sua criatividade para inventar suas mnemônicas. Certamente vai te ajudar!
∴
Nesse artigo você aprendeu algumas técnicas de memorização para concursos eficazes que você pode aplicar imediatamente aos seus estudos. Utilizando-as você terá uma melhora significativa na sua memorização de conteúdos.
Mas tenho que te dizer que há muito mais técnicas que podem te ajudar a não esquecer praticamente NADA que é estudado para sua prova.
E é sobre isso que eu vou te falar agora…
Lembre-se: fazendo da maneira certa você pode ser capaz de memorizar quantas informações quiser!
Um Evento Que Resultou Em 4 Aprovações (após 7 reprovações)
Há alguns anos um amigo meu ex-concurseiro estava desesperado por não ver progresso em seus resultados nos estudos.
Ele era dedicado, inteligente, tinha materiais tops de estudo em mãos (livros, apostilas, cursinhos…) e estudava várias horas por dia…
Mas mesmo assim tinha acabado de amargar sua 7º reprovação em concursos públicos.
Ele já passava dos 30 anos e vários amigos dele já estavam com a vida bem encaminhada.
Até que ele foi a um evento preparatório para concursos que teve em sua cidade no interior de São Paulo e conheceu o Renato Alves…
Ele o apresentou um curso de memorização que havia acabado de lançar, onde ensinava diversas técnicas para não esquecer mais qualquer assunto que fosse estudado.
No princípio meu amigo me disse que tinha ficado bastante receoso. Afinal de contas, ele tinha acabado de conhecer o cara e não estava disposto a pagar pelo curso de memorização dele só por pressão.
Ele estava certo de que não seria convencido pelo Renato Alves, mesmo sabendo que seus resultados em concursos não vinham nada bem.
No segundo dia do evento, para surpresa do Felipe (meu amigo), o Renato Alves abriu o jogo completamente com ele.
Explicou sobre diversas técnicas de memorização para concursos que ele ensinava no curso, falou como ele fez para melhorar a memória e se tornar o recordista brasileiro nesse assunto.
O Felipe me disse que ficou tão impressionado com tudo que viu que acabou investindo no curso de memorização do Renato Alves (curso Estudo e Memorização) ainda no evento.
Um dia depois ele resolveu testar as técnicas de memorização avançadas ensinadas no curso e percebeu que estava estudando errado durante todo seus anos de preparação para concursos públicos…
O Felipe me disse que após colocar em prática tudo aquilo que aprendeu no curso de memorização percebeu que seu produtividade nos estudos praticamente triplicou, já que ele não precisava ficar toda hora voltando para o mesmo conteúdo por ter esquecido.
Após alguns meses o resultado foi muito positivo…
O Felipe fez mais 5 concursos e foi aprovado em 4 deles!
Foi aí que ele se aposentou dessa vida de concurseiro e acabou me recomendando o curso de memorização do Renato Alves (nesse link tem uma apresentação curta que vale a pena assistir), onde eu aprendi uma porrada de coisa avançada.
Uma grande lição que eu tirei da experiência do meu amigo foi:
Fazer somente o que você sempre fez não vai te gerar resultados diferentes
Óbvio, não é?
Mas o óbvio, por ser tão evidente, muitas vezes é ignorado, pois é muito é uma informação que vem muito fácil.
Se você já perdeu alguns concursos (mesmo se dedicando) ou acha que sua capacidade de memorização não é das melhores eu recomendaria que você desse ao menos uma olhada no curso de memorização do Renato Alves.
Você pode ter acesso a um curso gratuito express dele através desse link. Já tem muita informação de ouro ali.
Técnicas de Memorização para Concursos – Conclusão
E aí, concurseiro(a)!!
Fico feliz que tenha chegado até aqui.
Nesse baita artigo eu te ensinei 03 técnicas de memorização para concursos poderosas para você levar sua preparação para provas a outro nível.
É muito importante que você as aplique durante sua preparação.
Também fiz questão de mostrar que se você fizer somente aquilo que sempre fez terá sempre os mesmos resultados.
Reflita sobre isso…
Os links compartilhados nesse artigo foram:
→ Why students should be taking notes; e
→ Curso de memorização Renato Alves.
Agora me diz uma coisa…
Gostou do artigo? Então compartilhe! 🙂
Para isso basta clicar nos botões de redes sociais no topo dessa página.
Assim você ajuda o EC a crescer e criar mais conteúdos de qualidade para você!
Inscreva-se na nossa lista VIP para receber um livro grátis e mais conteúdos com dicas avançadas.
Siga firme!