A Verdade Sobre Leitura Dinâmica, Funciona? [Testado]

Curso de Leitura Dinâmica Funciona?

Curso-de-leitura-dinamica-funciona-?

Durante muitos e muitos anos tive uma grande curiosidade para saber se curso de leitura dinâmica funciona de fato para aprender e se eu poderia utilizar esse artifício para estudar para provas e concursos ou se na verdade tudo que se diz não passa de pura balela para arrancar dinheiro de trouxas.

Com um pouco de pesquisa é possível encontrar na internet e até em entrevistas de TV pessoas alegando conseguir ler 1000+ palavras por minuto e devorar um livro inteiro em poucas horas.

Essas histórias impressionam qualquer um…

Afinal de contas, quem não gostaria de saber como aprender mais rápido através da leitura acelerada ou simplesmente passar a ler o triplo de livros de lazer por ano?

Para um concurseiro isso é excelente, pois aprendendo mais rápido você vai conseguir ver mais conteúdos (livros, apostilas, leis,…), revisar mais e acertar mais questões na hora da prova.

Inclusive, esse artifício seria de grande valia para quem trabalha ou tem outras responsabilidades tirar o atraso e avançar mais rápido nos estudos. Muitas vezes, 1-2 hora é tudo que essas pessoas possuem no dia para estudar.

Para quem adora ler livros e revistas de temas diversos isso também é excelente. Imagine você devorar as Crônicas de Gelo e Fogo em menos da metade do tempo do que você está habituado. Incrível.

Além disso, vivemos na era da informação. Recebemos milhares de informações diariamente, temos acesso ilimitado a conteúdos dos mais variados tipos através da internet e não temos tempo para digerir tudo que nos é apresentado.

Quanto mais informações você assimilar diariamente, seja conteúdo do seu concurso público, atualidade ou qualquer outro, mais sucesso você vai ter. Isso é inegável…

Não é por acaso que o assunto leitura dinâmica possui um grande número de pesquisas mensais em mecanismos de busca como o google, yahoo, entre outros. As pessoas querem saber se isso funciona, procuram saber qual é o melhor curso de leitura dinâmica do mercado e investem seu dinheiro nisso.

O problema é que a grande dúvida que está na cabeça da maioria das pessoas que se interessam por leitura dinamica é saber se é possível dobrar ou triplicar a velocidade de leitura e ainda assim compreender e não esquecer.

Esse foi de longe o meu maior questionamento até eu começar a estudar e praticar de verdade para chegar a uma conclusão definitiva. Antes disso eu sempre tive um pé atrás, assim como você deve ter hoje.

Se você quer saber se é possível ler 2 ou 3 vezes mais rápido sem comprometer a sua compreensão e retenção para se preparar para o seu próximo concurso… então continue comigo que você vai descobrir.

Adianto que fiz muita pesquisa, teste e até o famoso curso de leitura dinamica do Renato Alves (FastRead) para escrever sobre o assunto (falo mais sobre ele adiante).

Vamos seguir, as informações vão te surpreender.

Minha Velocidade de Leitura E A Verdade Sobre Leitura Dinâmica

leitura-dinamica-o-que-é

Quando testei minha velocidade de leitura pela primeira vez cheguei ao número médio de 180 palavras por minuto. Eu achava que lia em um ritmo normal, mas depois eu descobri um grande problema…

Sempre tive muita dificuldade em me concentrar durante uma leitura.

Enquanto lia algum assunto pensamentos alheios facilmente invadiam minha mente e me distraiam. Acontecia direto comigo a situação de eu ler parágrafos inteiros e somente minutos depois me dar conta que eu estava com a cabeça em outro lugar, que eu tinha lido, mas não tinha aprendido absolutamente nada.

Eu era obrigado a voltar e ler tudo de novo.

Além disso, era muito normal entre uma frase e outra eu pegar o celular para olhar minhas notificações.

Outro problema que eu tinha era ler uma linha e depois reler novamente simplesmente por não ter pulado corretamente para a de baixo, o que fazia com que eu gastasse certo tempo a mais.

Eu não sei se esses problemas também acontecem com você, mas isso tudo me incomodava bastante. Essas adversidades tornavam a minha leitura muito lenta e chata.

Eu sabia que algo no meu estudo, na minha leitura, tinha que mudar, mas eu não sabia exatamente o que.

Até que um dia conversando com um amigo ele me disse que a leitura dinâmica poderia resolver meu problema.

Sempre fui muito desconfiado que o fast reading pudesse dar certo, afinal a promessa era muito grande e os cursos de leitura dinâmica pagos pareciam ter apenas o objetivo de tirar meu dinheiro, mas ainda assim resolvi tentar.

Como eu disse antes, comecei a ler bastante, pesquisar conteúdos gratuitos na internet sobre o assunto, comprei livro e, por fim, acabei fazendo o curso de leitura dinamica do Renato Alves.

Fiquei bastante empolgado no início com os materiais gratuitos, pois vi que minha velocidade de leitura tinha, de fato, aumentado, mas quando comecei a utilizar essas técnicas para estudar percebi que minha compreensão havia diminuído.

Fiquei desanimado, porque tinha gastado meu tempo e dinheiro com algo que não funcionava para estudar, para aprender…

Parecia que toda minha desconfiança que eu tive durante anos tinha alguma razão.

Estava a ponto de desistir.

Até que conversando certo dia com um amigo meu ele me indicou o curso FastRead do Renato Alves e falou para eu dar uma última chance, afinal de contas ele tinha uma garantia de satisfação de 1 semana, o que me permitia pedir reembolso caso eu não ficasse absolutamente satisfeito.

Resisti um pouco no início, mas como ele já tinha sido aprovado em bons concursos resolvi dar esse voto de confiança e foi a partir daí que as coisas começaram a mudar.

Ao testar o método que eu estava aprendendo descobri que todos os problemas que citei acima (distrair-se facilmente, voltar para a mesma linha,…) ocorriam justamente por causa da minha velocidade de leitura.

Quando se lê de maneira lenta você cria vazios em sua mente que podem ser facilmente preenchidos por algum outro pensamento ou por uma distração externa (uma notificação do celular, um barulho de carro passando, uma mancha na parede…).

Isso acaba com sua concentração e, consequentemente, sua velocidade de leitura. Sua produtividade e taxa de aprendizado vão lá para baixo.

Uma leitura rápida te força a se manter focado no que está vendo, não dá brechas para distrações. Você precisa estar concentrado para conseguir acompanhar o próprio ritmo.

Quer uma dica para ver como isso funciona?

Faça o teste você mesmo acelerando suavemente sua leitura guiando seus olhos com a ponta do dedo ou um lápis e me diga se você não ficou mais concentrado.

Quando descobri isso através dos testes que fiz fiquei impressionado com os resultados. Eu estava conseguindo ler no dobro da velocidade e aprender bem mais do que antes.

O simples fato de ler mais rápido e aprender a mesma coisa já faria valer a pena o uso das técnicas de leitura dinâmica que aprendi com o Renato Alves, mas aprender mais do que antes me deixou extasiado!

O engraçado é que eu achava justamente o contrário. Eu acreditava que lendo devagar eu ia conseguir raciocinar melhor, pegar os detalhes e tudo mais.

Mas eu estava errado, e muito feliz por descobrir isso porque vi que eu poderia melhorar bastante.

Graças ao método de leitura dinamica que aprendi, hoje eu leio mais que o dobro de livros que eu lia por ano, leio mais artigos e notícia na internet, aprendo mais e não preciso gastar mais horas do meu dia por isso.

Como sou um apaixonado por conhecimento não posso negar que gostaria de ter conhecido essas técnicas antes.

Agora vamos para prática para você ver como a leitura dinâmica funciona…

Como Medir A Sua Velocidade De Leitura

leitura-dinamica-como-fazer

Vamos colocar alguns números na mesa…

Você sabe qual é a sua velocidade de leitura?

Essa velocidade é calculada em palavras lidas por minuto (ppm).

Se você não sabe qual é a sua vamos fazer um exercício bem simples, basta seguir os passos a seguir que você descobre rapidinho:

  1. Selecione um livro qualquer;
  2. Escolha 10 linhas em sequência de qualquer página e conte quantas palavras elas possuem;
  3. Tire uma média de palavras por linha;
  4. Tenha em mãos algum cronômetro com sinal sonoro (pode ser do celular mesmo);
  5. Dispare o cronômetro e comece a ler uma outra página em seu ritmo normal até que o sinal de 1 minuto seja emitido pelo cronômetro;
  6. Conte quantas linhas você leu em 1 minuto e obtenha o número de palavras pela média que você calculou anteriormente;
  7. Repita esse exercício mais duas vezes em páginas diferentes e tire sua média final.

Apenas reforçando, tente ler naturalmente, sem querer dar uma aceleradinha para não ficar com uma velocidade ruim. O resultado é só para você e é importante que saiba o quanto você pode melhorar.

Pois bem, vamos aos resultados:

  • se você leu algo entre 150 e 200 ppm você é um leitor de com velocidade de leitura comum (lenta), está de acordo com a média brasileira assim como eu estava;
  • se conseguiu ler entre 400 e 500 ppm o seu tempo está bom, mas ainda pode melhorar; e
  • acima de 500 já podemos considerar que você faz uso da leitura dinâmica.

Vale frisar que se você está lendo a uma velocidade de 550 ppm, mas não está entendendo nada é óbvio que alguma coisa está errada. Isso significa que você não está preparado para ler nesse ritmo.

A sua velocidade atual deve ser aquela que você leia e entenda o que acabou de ver.

Como Funciona A Leitura Dinâmica

leitura-dinamica-como-funciona

A grande diferença entre a leitura dinâmica e a convencional, obviamente, está na forma como se lê.

A leitura convencional que aprendemos lá na alfabetização é aquela que lemos silaba por silaba.

Você deve lembrar…

A sua professora selecionava uma frase e pedia que todo mundo lesse lentamente em voz alta. Mais ou menos como está abaixo.

|EU|  |A|-|DO|-|RO|  |ES|-|TU|-|DAR|

Com isso, aprendemos um grande problema desde cedo: ler com vocalização.

Isto é, falando silaba por silaba.

O tempo vai passando, nós vamos aprendendo a ler mais rápido, passamos a ler palavras por palavras ao invés de silabas por silabas e a vocalização some. Mas devido ao erro que trazemos da alfabetização carregamos um problema conosco por praticamente todo resto da vida…

A subvocalização!

A subvocalização nada mais é que a sua voz na sua mente lendo cada palavra que você vê em um texto. É bastante provável que você faça isso atualmente.

Esse ato o impede de ler em blocos e atrasa sua leitura.

Esse é o grande problema a ser superado por aqueles que desejam fazer uma leitura dinâmica que funciona.

No fast reading (ou speed reading, termo de original em inglês) muito mais importante que ler olhando palavra após palavra é ler captando ideias através de blocos de palavras.

O legal é que você naturalmente já consegue fazer isso, só não coloca em prática. Quer uma prova?

Tenho certeza que você vai conseguir ler o texto abaixo tranquilamente:

Cmoo fçao praa lre atrévas ad luteiar diânimca?

No exemplo acima caso você faça a leitura silaba por silaba certamente você não vai entender nada, mas de alguma forma você consegue entender o que está escrito através da ideia. Surpreendente, não?

Para ler em bloco, você deve treinar a sua visão periférica, para assim poder focar sua visão no centro de um bloco de palavras e enxergar todas elas.

Embora muitos pensem que durante uma leitura nosso olho vai correndo seguidamente o texto numa velocidade constante, na verdade verdade não é assim que funciona…

Enquanto você lê, seus olhos fazem dois movimentos básicos: parada e salto.

É durante a parada ocular que seu cérebro consegue captar e entender a mensagem que está sendo passada pelo texto.

salto é o que faz você avançar.

Dessa forma, se você faz a leitura convencional e está lendo uma linha com 13 palavras, então muito provavelmente seus olhos vão fazer 13 paradas para concluir a leitura dessa linha.

Agora, se você faz uso da leitura dinamica, é possível que você faça somente 3 paradas ou menos por linha. Isso graças a sua visão periférica.

Elaborei um exemplo logo abaixo para a gente entender melhor as coisas.

Vamos utilizar a seguinte frase para comparar como se comporta a leitura de um leitor convencional e de um leitor dinâmico: “Como a leitura dinamica funciona?”

Um leitor convencional tende a fazer 4 paradas nesse texto, conforme o esquema abaixo:

Como a leitura dinamica funciona?   parada ocular 1

Como a leitura dinâmica funciona? – parada ocular 2

Como a leitura dinamica funciona? – parada ocular 3

Como a leitura dinamica funciona? – parada ocular 4

Agora um leitor que utiliza o fast reading certamente faria apenas uma parada para essa frase curta, como você pode ver no exemplo abaixo

Como a leitura dinamica funciona? – parada 1

Como acelerar sua leitura sem perder compreensão?

como-aprender-mais-rápido

Para “ativar” seu fast reading você deve colocar algumas técnicas em prática. Nesse artigo falamos sobre algumas bem básicas. Foram elas:

  • Eliminar a vocalização;
  • Eliminar a subvocalização;
  • Aumentar a sua visão periférica para leitura (reduzindo assim o número de paradas oculares);
  • Reduzir o tempo de parada ocular; e
  • Aumentar o tamanho dos saltos.

A vocalização e a subvocalização é eliminada naturalmente a partir do momento que você acelera bastante sua leitura. Isso ocorre pelo simples motivo de sua voz (interior ou não) não conseguir mais acompanhar seu ritmo de processamento de informações.

Quanto a aumentar a sua capacidade de visão periférica e reduzir o tempo da parada ocular vai ser necessária alguma prática. Existem alguns exercícios avançados que podem te ajudar bastante, mas para isso é necessário que você faça um curso de leitura dinâmica.

Aumentar o tamanho dos saltos vai ser uma consequência natural do seu bom desempenho nos itens anteriores.

Assim como qualquer coisa que precise aprender (seja um assunto novo, a dirigir, andar de bicicleta, cozinha, programar ou qualquer outra coisa) é necessário tempo, dedicação e comprometimento para dar certo.

Ninguém consegue de primeira. Por melhor que seja.

Pare para pensar como dirigir parecia ser uma tarefa super difícil nas suas primeiras aulas de condução com seu pai ou na autoescola…

Hoje você faz tudo no automático. É moleza!

Não se engane pensando que com as dicas que dei nesse artigo você já vai estar lendo com o dobro da velocidade e aumentando a sua compreensão dos assuntos.

Isso vai levar certo tempo, a não ser que você esteja com as ferramentas certas na mão, o que vai acelerar expressivamente seu aprendizado. No meu caso foi o curso FastRead do Renato Alves, como dito anteriormente.

Apesar da dificuldade inicial, posso te garantir por experiência própria que após dominar as técnicas da leitura dinâmica os resultados são muito positivos.

Repito aqui que fiquei surpreso quando conseguir dobrar a minha velocidade de leitura e ainda assim assimilar e reter todo conteúdo estudado.

Essa é uma arma excelente para concurseiros que muitas vezes lutam contra o tempo. Principalmente aqueles que estão com uma prova muito próxima ou conciliam o estudo com o trabalho ou outras responsabilidades.

Além disso, lembre-se que uma leitura lenta dá brechas para distrações, para entrada de pensamentos alheios ao que você está lendo (problema esse que me perseguiu por mais de 20 anos). Isso drena a sua produtividade e motivação, porque é muito chato ter a sensação que você não está avançando nos conteúdos.

Existe por aí diversos materiais gratuitos ensinando leitura dinâmica que na verdade mais consome seu tempo do que te ajuda.

Muitos deles, inclusive, o ensinam apenas a ler mais rápido, mas sem uma metodologia que faça com que você aumente sua compreensão e memorização do que foi visto.

Como eu disse, eu mesmo perdi bastante tempo com esses materiais quando comecei a imergir nessa área de fast reading. Inclusive pensei em desistir por achar que tinha feito papel de trouxa.

Então, se você estiver realmente disposto a colocar isso em prática de forma eficiente para te ajudar na preparação para concursos fica aqui minha recomendação: o curso de leitura dinâmica do Renato Alves (escrevi mais detalhes sobre como o curso funciona após o tópico “Conclusão” desse artigo).

Foi o único que me fez ler mais rápido aumentar consideravelmente a minha compreensão e retenção do que foi visto, inclusive de textos técnicos, conceituais e tudo mais.

Para finalizar, gostaria de esclarecer um ponto…

É claro que a leitura dinâmica não é obrigatória para ser aprovado em um concurso público.

Entretanto, sem dúvida as técnicas de leitura dinâmica que aprendi podem acelerar (e muito) sua aprovação em um concurso público. Essa é uma habilidade que é um diferencial enorme para qualquer concurseiro.

Caso você  queira dobrar ou triplicar sua velocidade de leitura sem perda de compreensão e esteja disposto a se dedicar de verdade para acrescentar essa arma ao seu repertório de preparação essa é uma excelente opção para você.

Conclusão – Leitura Dinâmica Funciona?leitura-dinamica-renato-alves

Espero que esse artigo tenha sido bastante útil para você e acabe com sua dúvida se leitura dinâmica funciona ou não para quem está estudando para concursos públicos.

Sinceramente, na minha humilde opinião, valeu bastante a pena o esforço para dominar essa técnica.

Com duas semanas praticando somente 15 minutos por dia eu já estava com uma velocidade de leitura e capacidade de compreensão bem maior do que antes.

Testei a metodologia que aprendi tanto em textos técnicos de engenharia civil, quanto em livros de autoajuda e de lazer; é inegável como eu fiquei mais produtivo e minha compreensão melhorou.

Por fim, lembre-se de algumas orientações básicas para você acelerar sua leitura:

  1. Melhorar sua visão periférica;
  2. Diminuir o número de paradas oculares (através da leitura em blocos);
  3. Reduzir o tempo de paradas oculares;
  4. Aumentar o tamanho dos saltos; e
  5. Eliminar a vocalização e a subvocalização.

FastRead – O Curso de Leitura Dinâmica do Renato Alves

Curso-leitura-dinamica-FastRead-Renato-AlvesApós escrever esse artigo passei a receber muitos emails de pessoas perguntando se o curso de leitura dinâmica FastRead do Renato Alves é bom, se vale a pena ou se funciona de fato.

Para não ficar sempre respondendo individualmente cada um que entrava em contato comigo resolvi fazer essa atualização no artigo para passar mais detalhes sobre o curso de leitura dinâmica em questão, assim eu respondo todos de uma vez. 🙂

Se você ainda está aqui comigo é porque está realmente interessado no  FastRead do Renato Alves, então vamos aos detalhes…

Bom, o FastRead é um curso online, em videoaulas, ensinado pelo Renato Alves, um recordista brasileiro considerado o homem com a melhor memória do Brasil. Seu método ensina não somente a ler mais rápido, mas também a:

  • Aumentar o foco na leitura;
  • Memorizar tudo que foi lido;
  • Melhorar a compreensão;
  • Eliminar o retorno (voltar várias vezes ao início do texto);
  • Acabar de vez com a subvocalização; e
  • Eliminar os ladrões da concentração

O fato de eu poder ter um recordista brasileiro de memória me ensinando diretamente na tela do meu computador e de eu saber que eu não iria aprender a ler mais rápido apenas, mas também compreender e memorizar foi crucial para eu resolver investir no método.

O certificado dado ao final do curso e a garantia de satisfação de 1 semana (foto abaixo retirada do site do FastRead) também pesou, pois eu podia testar o curso no meu ritmo durante 7 dias e pedir reembolso completo caso eu não tivesse ficado satisfeito.FastRead-garantia-7-dias

Feito o investimento através do Hotmart, a maior plataforma do Brasil para comercialização de produtos digitais, você receberá diretamente em seu email seu acesso ao portal FastRead em poucos minutos (a não ser que você utilize o boleto bancário, o que pode leva uns 2 dias para aprovar a compra).

Seu pagamento poderá ser feito utilizando cartão de crédito, paypal ou boleto bancário (como antecipei acima). No cartão você pode dividir em até 12x.

O seu acesso ao curso de leitura dinâmica tem duração de 6 meses para você utilizar quantas vezes quiser, repetir aula, tirar dúvidas…Enfim, fazer no seu ritmo. É tempo mais do que suficiente para você concluir o curso.

O legal é que o FastRead é estruturado de tal forma que você evolua praticando apenas 15 minutos por dia, o que me ajudou muito pois meus dias eram (e ainda são) muito corridos.

Bom, é isso…espero que eu tenha sanado qualquer dúvida sua sobre o curso do Renato Alves. Da minha parte achei o FastRead muito bom e certamente vale a pena o investimento, até por isso é difícil encontrar uma reclamação no Reclame Aqui, por exemplo.

**ATUALIZAÇÃO: descobri que comprando nesse link aqui do Renato Alves você garante, além do FastRead, 5 bônus:

  1.  Livro físico “O Segredo dos Gênios” (enviado para sua casa) – o livro de memorização mais vendido do país (não sei até quando esse bônus continuará sendo entregue);
  2. Módulo extra “Leitura Dinâmica no Tablet”;
  3. Módulo especial 1 – “Leitura de Textos Técnicos”;
  4. Módulo especial 2 – “Como Manter o Foco na Leitura”; e
  5. Ebook “Os 10 Hábitos da Memorização”

 

Agora me diz uma coisa…

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais ao lado ou abaixo! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade. :)

Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!

Siga firme!

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Leitura dinâmica funciona? Existem bons cursos de leitura dinâmica? Descubra a verdade agora nesse artigo completo onde eu conto minha própria experiência no assunto.
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Marcel Maranhão

    Participe!

  • Mucher

    Qual o melhor método para expandir a visão periférica?

    (outras dicas)

  • Ben Jacinto

    Antes de atirar pedras, faz-se necessário dar um crédito às pessoas e para tanto eu não posso questionar tuas palavras, mas como terei certeza que não está apenas promovendo o curso do Renato Alves com o objetivo de receber dividendos, assim como tantos outros existentes pela internet? Agradeço pela atenção!

    • Engenheiro Concurseiro

      Oi Ben, tudo bem?
      Olha, nesse caso a única coisa que resta mesmo é a confiança. Defender o curso do Renato Alves aqui só vai fazer você ficar ainda mais desconfiado. Rs
      Por fim lembre-se: caso resolva investir no curso de leitura dinâmica você tem a opção de pedir reembolso em até 7 dias caso não fique satisfeito. Já utilizei esse recurso várias vezes para cursos que não gostei e sempre funcionou.

      Grande abraço,
      Marcel Maranhão