Como Acabar Com A Falta De Motivação Para Estudar Imediatamente

motivação para estudar para concursos

Infelizmente, falta de motivação para estudar é um problema que cedo ou tarde vai pegar um concurseiro que ainda não foi aprovado em um concurso público.

Aconteceu comigo, com seu amigo matador de concursos e é bastante provável que já tenha acontecido com você também (aconteceu até com o William Douglas).

Sinceramente, quando estudava para provas eu tinha muitas dúvidas…

Será que eu estava fazendo a coisa certa?

Teria como estudar melhor?

Vou conseguir manter o foco no objetivo até ser aprovado em um concurso?

Por várias vezes me fiz essas perguntas e tive medo de saber a resposta.

Quando essas dúvidas surgem em nossa cabeça é um forte sinal que nossa motivação para estudar não está lá essas coisas todas.

O receio de estar simplesmente perdendo tempo e atrasando sua vida profissional, financeira e social é assustadora. Não há quem se sinta bem com isso.

Pior ainda quando trata-se de um concurseiro que já perdeu muitos concursos e está a meses (ou anos) na fila. A falta de motivação para estudar torna-se uma sensação quase que habitual.

E você sabe… quando estamos desmotivados a nossa produtividade nos estudos fica bem baixa.

Não aprendemos direito, não memorizamos e nem focamos no que interessa.

Nessas situações acabamos desistindo de estudar e trocando horas de estudo por horas de lazer ou de tortura (sentimento de culpa)…

Felizmente, tem um exercício muito bacana que eu aprendi que pode acabar com sua falta de motivação para estudar imediatamente.

Fiz uso dessa técnica diversas vezes e sempre deu muito certo. Você também vai usar e abusar dela.

E pode acreditar… você não tem noção do poder que a motivação tem em nossos resultados.

Vamos falar sobre o exercício logo em breve, mas antes vamos entender um ponto muito importante que vai nos ajudar demais daqui pra frente…

Você realmente sabe o que é motivação?

O Que É Motivação E Como Ela Funciona?O que é motivação

A motivação nada mais é que um impulso, uma energia, que faz com que as pessoas tomem uma ação por determinado motivo.

Ação por motivo, daí temos a motivação.

Óbvio, não?

Embora óbvia, essa definição é o grande segredo que muitas vezes passa despercebido pelos concurseiros (e você vai entender bem isso no exercício que vamos fazer logo abaixo).

Quando você se dispõe a estudar para um concurso público o primeiro passo que você deve tomar é definir muito claramente o motivo de sua ação, o porquê, o propósito.

Se você não tiver isso bem claro em sua mente dificilmente terá motivação para estudar…

Afinal, toda ação nasce de um motivo.

Isso explica porque aquele aluno que tenta vestibular para medicina, estuda para um concurso ou faz aulas de piano só porque o pai pediu não tem motivação alguma para seguir em frente e raramente tem sucesso.

O motivo não é dele, é do pai (da mãe, da família ou de quem quer que seja…).

Um concurseiro com motivação para estudar tem muito mais chances de manter o foco no objetivo, estudar melhor e aprender mais rápido.

Esse é um elemento essencial para quem quer ser aprovado em um concurso quanto antes.

Não tenho dúvidas que foi essa energia que fez com que eu fosse aprovado nas primeiras posições no concurso da Petrobras com menos de 3 meses de estudo…

… Fiz isso mesmo tendo menos tempo de estudo, menos experiência em concursos e menos base (perdi várias matérias na faculdade) que meus concorrentes.

E olha que eu estou falando de um dos concursos mais difíceis do Brasil para engenheiros.

Esse foi um feito e tanto que felizmente consegui realizar.

Não estou falando isso para me gabar, apenas para deixar clara a importância da motivação para conseguir resultados inacreditáveis.

Você também pode ter essa energia para estudar e conquistar seus objetivos. De verdade…

Desde que para isso você dispare os gatilhos certos em sua mente.

Bom, agora você já sabe o que é motivação e como ela é importante para você se manter nos trilhos.

Está na hora de aprender um simples e eficaz exercício que pode acabar de vez com a desmotivação naqueles horários que você não tem disposição nem para mover uma palha.

Exercício De Motivação Para Estudarexercício de motivação para estudar

O exercício é o seguinte:

Eu te ofereço 25 milhões de reais, uma cobertura em Ipanema e um camaro zerinho para você estudar 10h/dia durante 3 dias seguidos.

Mas esse desafio não vai ser tão fácil assim. Para isso você deve seguir algumas exigências…

Você deve estudar 10 horas seguidas. Nesse período você não pode parar nem para olhar uma notificação no celular e, ao final dos 3 dias, você vai resolver uma prova para testar seus conhecimentos.

E aí…acha que consegue?

Pense bem, 25 milhões, uma cobertura e um camaro…

Eu não tenho dúvida que é lógico que sim!

Para se tornar um novo milionário em 3 dias você só iria se preocupar em estudar e conquistar seu objetivo, estudaria até mais que 10h/dia se fosse preciso.

Você deixaria de comer, de dormir, de ver tv, de bisbilhotar o celular, de olhar para o teto e se concentraria totalmente no seu maldito desafio!

O que isso significa?

Significa que, devido ao prêmio, sua motivação se elevaria instantaneamente a um patamar que você nunca alcançou antes.

Você iria respirar seu objetivo.

Afinal, sua ação estaria sendo gerada por um motivo muito convincente.

Isso mostra como motivação para estudar (ou para qualquer outra coisa) é uma questão relativa. Não é uma característica que você tem ou não tem, mas sim está ou não está (motivado)!

Por isso, da próxima vez que você ouvir alguém falando “eu não tenho motivação alguma”, na verdade ela está errada. O que ela quer dizer é que ela não está motivada naquele momento.

Quanto mais alinhado um desafio, uma ação, estiver com seu propósito e mais claro isso estiver para você, mais motivação para continuar você vai ter.

Qualquer um pode se tornar uma pessoa super motivada, desde que entenda como sua mente funciona e use-a a seu favor (você vai entender isso logo abaixo).

Obviamente o desafio citado é uma situação hipotética.

Particularmente, adoro utilizar o exagero para evidenciar alguns pontos de vista.

Agora vou te fazer uma pergunta…como aumentar o foco

Se você conseguiria estudar 10h/dia, por que não consegue estudar atualmente 4, 6 ou 8 horas por dia, da forma como desejar (com pausas, ouvindo música,…), para ser aprovado em seu certame?

Afinal de contas, um concurso público não vai te dar 25 milhões de reais, uma cobertura e um camaro, mas vai te garantir 35 anos de salário, estabilidade emocional e mais tempo livre para curtir a vida.

Além disso, a sua estabilidade financeira e mais tempo livre vai te dar a possibilidade de estudar mais e fazer investimentos inteligentes, abrir um negócio e complementar a sua renda mensal.

Respondendo a pergunta, no final das contas isso acontece porque muitas vezes quando estamos seguindo em um desafio nos esquecemos do motivo pelo qual estamos nos esforçando tanto ou colocamos a recompensa em cheque.

Lembrar e valorizar o propósito de suas ações é essencial para se manter nos trilhos, para se manter motivado e para se manter atento ao que deve ser feito.

Tenho certeza que em 3 dias (e até muito mais que isso) você não esqueceria o prêmio citado no exercício desse artigo e seguiria estudando com todo afinco.

No entanto, a trajetória de um concurseiro é “um pouco” mais longa que alguns dias.

Por isso, sempre que você se sentir sem foco e sem motivação para estudar, faça um exercício de autoanálise. Lembre-se do seu propósito e do quanto você vai ficar feliz quando alcançá-lo.

Sinceramente, no início vai ser um pouco difícil.

Mas te garanto que tirando um tempo diariamente para vislumbrar a vida que você vai ter quando for concursado com certeza você vai aumentar sua motivação de forma assustadora e vai conseguir manter o foco no objetivo.

Você vai priorizar seu tempo para os estudos, vai ficar mais esperançoso e vai olhar para sua meta com olhos de águia…

Pois, no fundo, você sabe que isso vai te aproximar do seu sonho!

E vamos ser sinceros… estudar e conquistar seus maiores objetivos por méritos próprios é uma das melhores coisas na vida.

Uma Mensagem Final Para Você

Meu amigo(a) concurseiro(a),

Todos nós temos ansiedade para resolvermos nossa vida quanto antes.

Isso é natural.

Ninguém quer passar anos e mais anos para conseguir o que quer. Principalmente se as pessoas mais próximas a nós já o fizeram…

Mas lembre-se que uma corrida se ganha a cada passo, um após o outro. Não tente atropelar as etapas.

Para ser aprovado em um concurso há um caminho a ser percorrido. Para uns ele pode ser mais curto e para outros mais longo…

Mas se você seguir sempre em frente um dia o final vai chegar.

Isso é certo.

As vezes você pode achar que está no fundo do poço, mas não desista!

Nunca deixe de acreditar em você mesmo, porque se você o fizer não será a sociedade que irá fazer isso por você.

Nunca duvide da sua capacidade, pois todos nós temos possibilidades infinitas se corrermos atrás do que desejamos.

Como diria Renato Russo…

“Nunca deixe que te digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem…

Ou que seus planos nunca vão da certo…

Ou que você nunca vai ser alguém”

Ter apoio de pessoas próximas em nossas decisões é algo muito bom, mas se não ocorrer não desista somente por isso.

No final das contas, com ou sem apoio, quem vai colocar a bunda na cadeira para estudar, quem vai se privar dos momentos de lazer e quem vai fazer a prova para ser aprovado vai ser você. Somente você.

Lembre-se que problemas pessoais todo mundo tem: o homem que dorme embaixo da ponte, o cara que passou no concurso de auditor fiscal e o empresário que hoje é bilionário.

Não utilize isso como desculpa para justificar seus maus resultados e desistir. Precisamos ser fortes e superar os problemas, caso contrário ninguém teria sucesso na vida.

Quanto mais difícil for o caminho melhor será o sabor da vitória.

Sempre que você estiver sem motivação para estudar lembre-se do exercício de hoje.

Ser concursado é algo maravilhoso.

Hoje eu tenho o meu carro, moro em um apartamento legal, posso sair com minha família e amigos, viajar e ainda fazer uma poupança.

Você também vai poder ter tudo isso…

Se acreditar e seguir em frente.

 

É isso aí…espero que esse exercício e essas palavras te ajudem a dar aquela guinada que você precisava para aumentar sua motivação para estudar.

Considero a preparação mental a etapa mais importante que um candidato deve realizar para ser aprovado.

Tanto que trato esse assunto exaustivamente no Módulo 1 do Método Concurseiro100.

Use a sua energia para conquistar seus objetivos!

 

 

Agora me diz uma coisa…

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais ao lado ou abaixo! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade. :)

Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!

Siga firme!

  • Marcel Maranhão

    Participe!

  • Henrique

    Baita exercício…Me ajudou bastante!

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Henrique,

      Que bom que gostou.

      Grande abraço.

  • Fillipe

    Gostei do exercício, Marcel.
    Não tinha essa visão sobre foco. Me deu uma motivada boa. Obrigado!

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Fillipe,

      Bom saber que você gostou desse exercício.
      Simples e eficaz.

      Grande abraço.

  • Zuíla Campos

    Nunca pensei dessa forma… Muito bom. Motivacional

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Zuíla,

      Obrigado pelo elogio!

      Grande abraço!

  • Thaís

    Ótima lógica de pensamento e isso não serve só pra fase de alguma prova, mas sim pra vida toda. Estou gostando do seu site. Parabéns!!

    • Engenheiro Concurseiro

      Exato Thaís, essa é um lição que serve para qualquer área de sua vida.
      Contextualizei nesse artigo para o caso dos concurseiros, mas você está certa!

      Grande abraço,
      Marcel Maranhão.