O Que Uma Conhecida Fábula Tem A Ver Com Aprovações Em Concursos Públicos Em Tempo Recorde?

Aprovado

Você sonha em ser concursado?

Gostaria de sentir a explosiva sensação de ver seu nome na lista de convocação no Diário Oficial da União?

Você se imagina tranquilão com sua família em casa com todo conforto que a estabilidade que um concurso público te fornece?

Se sim te garanto que você não está sozinho, tenho certeza que essa também é a vontade de mais um milhões de pessoas em nosso país.

Não é para menos…

É consenso entre os aprovados que já passaram e continuam passando por isso que essa é uma conquista que não tem preço, que vale cada gota de suor.

No entanto, vale frisar que está não é a única coisa que os aprovados possuem em comum…

Praticamente todos os concurseiros que já se tornaram concursados possuem uma mesma característica inestimável para conseguir ser aprovado em certames.

Hoje você vai descobrir qual é e também aprender práticas para incorporar a inestimável característica comum a todos que são aprovados em um concurso público.

Sem ela, infelizmente, você está fadado ao fracasso!

Sinceramente, acredito que essa característica é uma das principais razões pela qual um candidato com aparentemente menos potencial consegue ser aprovado em um concurso público antes que aquele “gêniozinho” da faculdade.

É responsável também por aprovações rápidas, por “furar a fila”.

Furar a fila, por sinal, foi o que eu fiz quando consegui ser aprovado em 2 concursos de engenharia estudando um pouco menos que 3 meses e antes mesmo de estar formado. Não tenho dúvidas que à minha frente havia candidatos que se preparavam para concursos públicos a muito mais tempo que eu.

Não há nenhuma novidade sobre a importância dessa característica. A grande verdade é que a maioria dos concurseiros, inclusive, já deve saber do que eu estou falando.

Uma das principais posturas de quem quer ser aprovado em um concurso público é ter…

 

FOCO

 

Embora a maioria dos concurseiros saiba da importância desta atitude poucos privilegiados a possuem.

Talvez você esteja se perguntando como uma simples atitude pode ser responsável por isso tudo. É difícil imaginar um candidato com uma base pior do que outro conseguir ser aprovado antes.

Tudo bem, para te provar o que estou dizendo vou lembrar uma conhecida fábula que se encaixa perfeitamente em nossa conversa…

 

A lebre e a tartaruga


a lebre e a tartaruga

Você deve conhecer a história:

  •  A lebre zomba da tartaruga pela sua vagareza;
  • A tartaruga resolve desafia-la para uma corrida;
  • Durante a corrida a lebre, que é muito mais veloz, resolve tirar um cochilo;
  • A tartaruga segue focada em seu objetivo e se aproxima da linha de chegada; e
  • A lebre acorda assustada por dormir demais, percebe que a tartaruga está muito próxima de vencer a corrida e acaba perdendo o desafio.

 

Que lição podemos tirar desta fábula?

Independente da sua capacidade, do seu potencial, das suas chances de vencer...se você não estiver focado no seu objetivo você será passado para trás!

Isso acontece com muitos “gênios” por aí. Eles se consideram superiores, acreditam que não precisam se dedicar muito e acabam sendo superados por aqueles concurseiros batalhadores e focados.

A lebre (os “gênios”) não se concentrou apenas na corrida, enquanto a tartaruga (concurseiros focados) seguiu firme em sua meta e venceu o desafio.

Tenha em mente que muito mais importante que sua inteligência é a forma como você a usa. Guarde isso para você e para sempre!

Essa história e a analogia que fiz não serve para te dizer que você deve ser lento, seguir o velho ditado “devagar e sempre”. Essa não é minha intenção.

É claro que muito melhor que ser uma tartaruga nos estudos é ser uma lebre focada!

O importante aqui é entender a importância de se ter foco durante sua preparação para um concurso.

Ter foco te permite concentrar toda sua energia em único ponto, ao invés de dissipa-la em vários alvos. Permite alcançar resultados mais rápidos, ao invés de atrasar sua aprovação. Permite subir um degrau de cada vez, ao invés de tentar atropelar as etapas.

Por isso, foque apenas em um concurso por vez, abdique de alguns prazeres (não todos), respire seu concurso!

 

Resultado de uma pesquisa

Fiz a um tempo atrás uma pesquisa rápida com alguns engenheiros concurseiros que foram aprovados rapidamente em concursos públicos (1 ano ou menos).

Nessa pesquisa o concursado devia atribuir pesos de 0 a 10 na importância de determinados itens (foco, comportamento na prova, grupos de estudos, horas diárias de estudo, material utilizado…) para uma aprovação em concursos.

Em 80% dos casos o item “foco” foi o que recebeu a maior nota dentre todos os itens. Ficando muito acima do clichê entre os concurseiros: horas diárias de estudo (“Quantas horas você estudava por dia quando passou no seu concurso??”).

Isso mostra, mais uma vez, a importância de estar focado no seu objetivo, no seu alvo, no seu maior desejo!

Essa é uma característica comum a praticamente todos os aprovados em concursos públicos e que deve estar presente em você também.

 

Conclusão


Foco

A principal lição que você deve tirar desse artigo é que sem foco você não vai chegar a lugar algum. Não só em concursos públicos, mas em qualquer projeto da sua vida.

Mesmo que você seja um gênio, tenha uma ótima base ou até mesmo seja um sortudo, sem foco você vai ser ultrapassado, vai permitir que outros candidatos furem a sua fila!

Não seja a lebre convencida. Seja humilde e guerreiro. Seja uma lebre inteligente!

A aprovação em um concurso público talvez seja o maior objetivo da sua vida nesse momento. Então tenha foco. Leve sua meta a sério. Afinal de contas, alguns meses ou ano de sacrifício será recompensado com décadas de estabilidade financeira, emocional e mais tempo livre.

Aqui no Engenheiro Concurseiro você aprende uma série de motivos pelo qual que não deve sacrificar sua alimentação, seu sono e seu condicionamento físico por causa de um concurso (você pode ver esse assunto mais profundamente nesse artigo). Caso contrário você vai estar prejudicando várias capacidades cognitivas suas, inclusive seu poder de retenção.

Também não é aconselhável sacrificar 100% dos seus momentos de prazer. Você precisa deles para ter energia para continuar, recarregar as baterias.

No entanto, eles devem sim ser reduzidos (e muito, a depender da sua rotina).

Entenda que não há grandes conquistas que não exijam sacrifícios! Tudo tem seu preço. Logicamente, uma aprovação em um concurso público também tem. E você precisa entender isso claramente para ter sucesso.

Para ser aprovado em um concurso público você vai precisar pagar o preço com muito do seu tempo e também com algum dinheiro.

Sinceramente, não é tão difícil perceber quando não estamos devidamente focados no nosso objetivo. Responda as seguintes perguntas:

  • Você aceita qualquer convite para sair?
  • Estuda para vários concursos ao mesmo tempo?
  • Passa mais tempo tomando cerveja ou assistindo seus seriados preferidos do que trancado no quarto estudando?
  • Você acha caro gastar 50, 100, 200 ou até mesmo 300 reais em um livro, curso ou treinamento, mas gasta 500 reais por mês em baladas ou roupas?

 

Se você respondeu “sim” para alguma das perguntas é hora de rever suas prioridades, se quiser ser aprovado em um concurso público, é claro.

Veja bem, você não vai ser aprovado em um concurso público enquanto não se comportar como um verdadeiro concurseiro.

Você tem amigos concursados? Tente lembrar-se do comportamento deles durante o tempo em que se preparavam. Eles saíam o tempo todo de casa? Ficavam de conversinha no telefone, whatsapp ou facebook? Pegavam as melhores baladas? É bem provável que não. Então imite-os, pare de se enganar!

Quanto mais “nãos” você der durante a sua preparação mais próximo você vai estar da sua aprovação.

Lembre-se: quando você tem foco você concentra toda sua energia em um só ponto. Isso o faz alcançar seus resultados mais rapidamente, o faz furar a fila!

 

Atividades propostas


Atividades

Ter foco como item essencial para ser aprovado em um concurso é uma conversa quase clichê. Mas saber que isso é um item importante é uma coisa, aplicar é outra totalmente diferente.

É hora de você reanalisar suas prioridades para focar no que realmente importa.

As atividades propostas desse artigo são as que seguem:

#1 Reflita sobre os benefícios que um concurso público vai trazer para sua vida. Pense bem: você vai ter um bom salário garantido todo mês, vai ter seu horário de trabalho respeitado, não vai ser obrigado a ficar engolindo sapo de chefes estressados, não vai ter medo da economia brasileira influenciar na sua demissão no emprego, vai ser reconhecido como uma pessoa inteligente e por aí vai…Pareceu atraente? Agora defina o preço que você vai pagar para conquistar isso. Faça isso agora: “Para ser aprovado no concurso dos meus sonhos eu vou estudar no mínimo 3h por dia diariamente e vou reservar um orçamento mensal de 100 reais para comprar materiais que darão suporte para minha preparação” (esse foi só um exemplo, só você saber o preço que está disposto a pagar para conquistar seu objetivo);

#2 Estude sua rotina diária e avalie o que pode ser retirado ou reduzido para você aproveitar mais horas de estudo. Você joga muito video-game todo dia a noite? Fica muito tempo na televisão? Vive se atualizando nas redes sociais? Saiba que você vai ter que abdicar de algumas coisas para ter sucesso na sua empreitada. Você não precisa jogar video-game todos os dias ou olhar seu facebook a cada 20 minutos. Reduza aos poucos o tempo que você dedica ao lazer para ir aumentando o ritmo de estudo (mas lembre-se que esse período de descanso sempre deve existir);

#3 Comece a recusar os convites que você recebe para sair e aproveite esse tempo extra para focar no seu concurso. Já te adianto que seus amigos vão te encher o saco para sair com eles e vão falar que você está sumido e exagerando, mas não dê bola. Seus amigos não vão fazer isso por mal, no fundo eles apenas querem sua companhia e não entendem da mesma forma que você a importância que o concurso tem para sua vida. Vá aumentando o número de recusas gradativamente;

#4 Defina agora mesmo qual é o seu concurso-alvo, aquele que você vai estudar exclusivamente. É melhor um pássaro na mão do que dois voando. Os concurseiros franco atiradores são os que mais demoram a ser aprovados, quando são. Por isso, lembre-se: você deve escolher apenas 1 concurso!

 

É isso aí! Realizando essas atividades você vai melhorar bastante seu foco e vai concentrar toda sua energia em direção ao sucesso.

Agora, se você quer levar o seu foco para outro patamar e conquistar seus objetivos em tempo recorde ou simplesmente resolver de vez seu problema com disciplina em menos de um mês eu recomendo que você leia abaixo…

 

O Poder do Foco


o-poder-do-foco-paulo-vieiraO Poder do Foco é um curso online super elogiado do phD e Master Coach Paulo Vieira. Nele você vai aprender como eliminar de vez a falta de foco em apenas 28 dias para você utilizar o máximo de todo seu grande potencial.

Você já aprendeu neste artigo a importância de ter foco nos estudos. Esta característica quando utilizada com toda energia se transforma em um verdadeiro antecipador de aprovações! É impressionante como a falta de foco nos faz perder quantidades absurdas de tempo, energia, dinheiro e (principalmente) oportunidade.

Para começar a acabar com este inimigo silencioso veja agora esse vídeo grátis (bem prático, sem autoajuda boba ou vídeo motivacional batido) de conteúdo gratuito e muito valioso. Você vai ver a diferença que isso vai fazer na sua vida!

Vale a pena assistir!

 

Agora me diz uma coisa…

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais ao lado ou abaixo! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade. :)

Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!

Siga firme!

 

  • Marcel Maranhão

    Participe

  • Julia

    Poxa, um choque de realidade que eu precisava levar…
    Muito obrigada. Excelente artigo!

    • Engenheiro Concurseiro

      Julia,

      Que bom que você se sentiu tocada por esse artigo. Sinal que isso é algo que você deve melhorar!

      Um Grande Abraço!

  • Jorge

    excelente como sempre…você é o herói dos engenheiros concurseiros! auhauhauah

    • Engenheiro Concurseiro

      kkkkk

      Que é isso Jorge, estou aqui para ajudar! 🙂

      Um Grande Abraço!

  • Fábio de Melo

    Tenho muita dificuldade em recusar convites, é difícil ver todos meus amigos saindo e se divertindo e eu ter que ficar em casa estudando. Reconheço que tenho que melhorar bastante isso.
    Ótimo post. Parabéns!

    • Engenheiro Concurseiro

      Fábio,

      Identificar os seus erros é um grande passo, parabéns! Agora só resta corrigi-los para atingir melhores resultados no seu concurso.

      Um Grande Abraço!

  • João Paulo

    O que todo concurseiro precisa ouvir. Ótimo artigo…
    Estou gostando muito do seu site e também do minicurso!

    • Engenheiro Concurseiro

      João Paulo,

      Que bom que este artigo foi útil para você e que você está gostando do MiniCurso!
      Fico feliz em ajudar.

      Um Grande Abraço!

  • Monica Agostinho Ferreira

    excelente artigo e um verdadeiro tapa na cara para quem estava sem foco como eu :/ mudança de planos de agora em diante 😀

    • Engenheiro Concurseiro

      Opa Monica,
      Que bom que este artigo serviu para te despertar! Agora é hora de focar no seu objetivo e alcançar seus resultados!
      Um Grande Abraço e continue participando!

  • Priscila Cardoso

    Verdade absoluta…sem foco não chegamos a lugar nenhum!!!
    Comecei o curso O Poder do Foco e posso dizer que é realmente ótimo. Muito obrigada pela recomendação!!! =D

    • Engenheiro Concurseiro

      Oi Priscila,
      Que bom que você gostou! Vejo muitas pessoas dizendo que este curso mudou a vida delas.
      Grande abraço!

  • Pedro Cesar

    Amigo…muito obrigado pelos seus ensinamentos e pela sugestão!!
    Já tinha ouvido falar do curso O Poder do Foco, mas ficava receoso de fazer. Sua sugestão foi crucial para eu decidir começar e transformar minha vida!
    Muito obrigado!!!

    • Engenheiro Concurseiro

      Que bom que você gostou, Pedro.

      O curso O Poder do Foco é realmente transformador.
      Com ele você resolve o problema de falta de disciplina nos estudos facilmente.

      Grande abraço.

  • Gustavo

    Manter o foco durante todo o estudo com certeza é uma das partes mais difíceis. Dicas muito boas para começar a melhorar isso.

    • Engenheiro Concurseiro

      Que bom que você gostou, Gustavo.

      Você está certo, essa é uma das tarefas mais difíceis.
      Em contrapartida, quando esse problema é resolvido as chances de sucesso se multiplicam!

      Grande abraço.

  • Natan Pimentel

    Não acredito que esse blog existe. Muito material de qualidade, puro ouro. Está de parabéns, e se te serve como elogio, Marcel, seu blog mudou minha perspectiva sobre concursos completamente. Meus sinceros agradecimentos!

    • Engenheiro Concurseiro

      Natan,

      Fico muito feliz com essas palavras.
      Que bom que esse blog mudou suas perspectivas!
      Espero que tudo que ensino aqui te ajude a conquistar seus sonhos!

      Grande abraço!