Como Estudar em Grupo: Vantagens, Desvantagens e o Melhor Método!

Grupos de estudoCriar grupos de estudo é uma atividade comum desde quando estamos no colégio.

É certo que algumas pessoas nunca tiveram o hábito de estudar em conjunto, mas também há um grande número de estudantes que o fizeram não só no colégio, mas também na faculdade e continuam a fazer durante a preparação para concursos.

O grande problema é que, na maioria dos casos, os grupos de estudo mais atrapalham do que ajudam!

Para evitar que este problema também te ocorra  primeiramente você deve conhecer bem as desvantagens e as  vantagens de estudar em grupo e, posteriormente, aplicar o melhor método de estudo.

Saiba que este artifício, se utilizado da forma correta, pode ser de grande valia para você ser aprovado.

Principalmente para aqueles que possuem problema em focar diariamente em seu objetivo.

Vamos seguir na leitura deste artigo. Você vai sair dele com uma grande arma nas mãos!

Desvantagens dos grupos de estudo e como revertê-las


bate papo nos estudosAo montar um grupo garanta que todos os envolvidos estão com o mesmo nível de comprometimento.

Além disso, o ideal é que todos também estejam no mesmo nível de conhecimento. Dessa forma um integrante do grupo não atrasa a evolução do outro.

Grupos de estudos com integrantes que não estão comprometidos com o próprio objetivo tendem a gerar distrações, transformando horas de estudo em bate-papo.

Este, inclusive, é o maior e mais comum problema em grupos de estudos: a autossabotagem.

Tudo começa com um assunto despretensioso que leva a outro e mais outro até que se perca todo o tempo destinado aos estudos.

Combine com seu grupo que aquele momento é para se concentrar apenas em estudar e sempre que alguém propor algum assunto não relacionado ao concurso os outros integrantes devem interrompê-lo imediatamente.

Caso esteja participando de um grupo de estudos que os outros participantes estejam muito atrasados nos assuntos não fique receoso em pedir para sair. É sempre bom colaborar com os outros, mas grupos assim vão te atrasar mais do que ajudar.

Um grupo é para compartilhar informações, dúvidas, pontos de vista, resolver exercícios, e não para uma pessoa ensinar todas as outras. Assim você vai apenas perder o seu tempo.

Seja educado, sutil e fale que não deseja mais participar do grupo.

Cuidado com a forma como fará isso, pois os outros integrantes podem pensar que você está se achando superior a eles.

Uma excelente forma de pedir para sair é colocando a culpa em si mesmo, falando, por exemplo, que não está mais conseguindo se concentrar adequadamente e que isso pode afetar seu aprendizado e o dos colegas.

Outro ponto negativo no grupo de estudo é o tempo perdido com eventual atraso de outros integrantes para chegar na hora combinada, além do tempo de movimentação da sua casa até o local acertado (caso não seja na sua casa).

A depender da cidade que você mora os atrasos podem ser grandes, e sabemos que você não pode desperdiçar seu precioso tempo disponível para estudo!

O número ideal para formar um grupo são três pessoas (você e mais dois).

Isso porque grupos muito grandes tendem a ter distrações (mesmo que estejam comprometidos) e é mais difícil encontrar mais pessoas que estejam no mesmo ritmo de estudo.

Uma dupla também tem grandes chances de acabar cedendo ao bate-papo, a uma conversinha que “ninguém pode saber”. Um terceiro elemento ajuda a cortar esta situação e retomar a concentração.

Por fim, lembre-se: o grupo deve existir apenas se ajudar a todos os integrantes, caso contrário não há motivos para ele continuar acontecendo.

 

Vantagens dos grupos de estudo e como explora-las ao máximo


vantagens grupos de estudoOs principais pontos positivos de um grupo de estudo é a possibilidade de compartilhar conhecimento (ideias, dúvidas, resoluções de exercícios,…), materiais e também servir como um compromisso de estudo em um horário que talvez você não tivesse estímulo para estudar se estivesse sozinho.

Está última é a principal vantagem de se estudar em grupo.

É mais fácil estudar em um sábado ou domingo à noite quando se tem um compromisso com outras pessoas do que quando se está sozinho.

Além disso, há o lado egoísta que todos nós temos (uns menos que outros). Intimamente pensamos:

“Pelo menos não estou perdendo meu fim de semana sozinho…”

Analise sua rotina de estudos, identifique os horários e dias que você tem menos disposição para estudar (você já deve estar fazendo isso desde a Aula 1) e tente combinar um grupo de estudo nesses horários.

Dessa forma você vai transformar um horário improdutivo em valiosas horas de estudo, e, somados todos os dias, isso vai representar um grande tempo a mais de preparação para seu concurso.

Aproveite os grupos também para levantar as dúvidas, compartilhar bons materiais e resolver exercícios.

Para isso, crie seus grupos com pessoas confiáveis, que você conheça bem.

Pode acontecer em alguns casos de um integrante do grupo só colher as informações dos colegas e esconder o “seu ouro” apenas para si, tentando se beneficiar da bondade alheia.

O melhor método para estudar em grupo


grupos de estudo bibliotecaEmbora grupos de estudo seja uma forma muito fácil de se autossabotar (por isso sempre os faça em horários de baixo ou nenhum rendimento), você já aprendeu que eles podem ser muito úteis durante a preparação de um candidato para um concurso, ainda mais se este utilizar o método certo para tal.

O “método certo” que eu cito acima está descrito abaixo em 5 passos. Trata-se de um forma de estudo em grupo muito eficaz e seguindo-os sem dúvidas você terá bons resultados.

#1 Forme um grupo de 3 pessoas e defina, um dia antes, em conjunto o assunto a ser estudado;

#2 Selecionado o conteúdo, cada integrante estuda silenciosamente por determinado tempo (nada de um ler em voz alta para os outros, isso não funciona) e faz suas anotações;

#3 Concluído o estudo, cada participante do grupo dará uma aula para sobre o que foi estudado, podendo conferir as anotações ou ser corrigido pelos colegas;

#4 Após as três aulas, elaborar individualmente questões sobre o assunto e trocar as perguntas entre si para que responda as questões de outro colega;

#5 Conferir as questões, as respostas e debater.

Este é um excelente método para estudar assuntos bastante teóricos ou até mesmo com muita decoreba.

Para conteúdos com bastante exercício os passos são um pouco diferentes.

Nesse caso não tem segredo. Na etapa #3, após concluir o passo #2, cada integrante vai conferir as respostas e discutir as resoluções entre si.

Não interrompa a resolução para discutir a cada questão concluída. Isso pode atrasar muito seu ritmo.

Combine com seu grupo um bloco de questões a ser feito para somente depois de concluído ser analisado em grupo.

Independente do tipo de conteúdo, a interação faz com que você veja o ponto de vista dos outros colegas para o mesmo assunto. Assim você pode perceber a importância de alguns trechos que não tinha prestado tanta atenção.

Ao ver (leitura/prática individual), escrever (anotações e questões), falar (explicação do que foi visto) e ouvir (explicação dos outros integrantes e discussão), você está aplicando o aprendizado com quádrupla força.

Esta maneira de estudar melhora o aprendizado e também cria mais gatilhos para memorizar as informações aprendidas ou revisadas, já que você utiliza mais campos sensoriais durante o recebimento destas.

Conclusão 


EstudanteNesse artigo você aprendeu sobre as desvantagens, vantagens e o melhor método para grupos de estudo.

Criar um bom grupo não é uma tarefa fácil. É preciso comprometimento, conhecimento e espírito coletivo em todos os participantes para que tudo dê certo.

Caso algum desses itens não esteja presente nos 3 integrantes alguém pode estar sendo prejudicado, e esse alguém pode ser você!

Em contrapartida, se for cumprido os 3 pré-requisitos todos tem muito a ganhar.

Tenho certeza que você vai sair daqui hoje com uma grande arma em suas mãos. Agora você tem a chance de transformar o seu Fantástico de domingo em horas produtivas de estudo. 🙂

Recapitulando o que foi visto nessa aula:

#1 Desvantagens

  • Potencial de autossabotagem;
  • Perda de tempo com o deslocamento para o local do estudo ou aguardando os integrantes do grupo chegar (pior ainda se a cidade que você mora for muito grande ou congestionada);
  • Perda de tempo tendo que ensinar a todos os integrantes do grupo, caso estes estejam muito atrasado nos estudos.

#2 Vantagens

  • Compartilhar conhecimento (ideias, dúvidas, resolução de exercícios…);
  • Compartilhar bons materiais para o estudo do concurso;
  • Criar o compromisso de estudo com outras pessoas em um horário que você provavelmente não iria estudar.

#3 Método de estudo em grupo

  • Montar grupo e selecionar o assunto;
  • Estudar e fazer anotações;
  • Aula para o grupo;
  • Questionamentos
  • Debate.

 

Agora me diz uma coisa…

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Ajude o EC a crescer compartilhando esta página nos botões de redes sociais ao lado ou abaixo! Leva menos de 10 segundos e você vai contribuir com a propagação de um conteúdo de qualidade. :)

Inscreva-se na lista abaixo para receber conteúdos com dicas avançadas e restritas em primeira mão!

Siga firme!

 

  • Marcel Maranhão

    Participe!

  • Fred Pessotti

    Parabéns pelo conteúdo do Site e com certeza me ajudou muito e com isso vou voltar mais vezes para ajudar nas minhas pesquisas, pois eu também abordo esse assunto e quero compartilhar, fazendo um convite para que visitem o meu site http://www.comoestudarparaconcurso.adm.br